Início Aviação Executiva

Com bateria portátil, piloto brasileiro liga antena da Starlink no avião e usa internet em voo

Uma conexão rápida de internet em lugares remotos é algo ainda impossível para muitas pessoas, mas na aviação brasileira de pequeno porte já é realidade. Com a Starlink Mini, o mais novo produto da subsidiária da SpaceX de Elon Musk, está sendo possível usar internet de alta velocidade em lugares inesperados. Um deles foi num avião monomotor a pistão Cirrus SR22 que viajava pela costa de Santa Catarina.

Apenas com rápidas adaptações, um piloto brasileiro conseguiu instalar a Starlink Mini em cima do painel da aeronave e energizá-la com um powerbank, que são as baterias portáteis que são usadas para carregar celulares, sendo bem úteis em viagens, festivais e acampamentos.

Relatos do próprio Elon Musk dão conta de que uma bateria de 30.000mAh, que no Brasil custa próximo de R$ 180, fornece até 5 horas de energia ininterrupta para a Starlink Mini.

Neste voo pela costa catarinense a 11 mil pés (3.350 metros) de altitude, a velocidade máxima registrada da internet foi de 100 mb/s, enquanto o avião voava a 130 nós (240 km/h). Com esta velocidade, é possível fazer vídeos-chamadas de alta qualidade, assistir transmissões ao vivo e até jogar alguns jogos on-line. Veja como foi a experiência:

A Starlink, porém, já tem um produto voltado para a aviação, tanto privada como comercial, sendo hoje a internet mais rápida disponível para ser colocada em aeronaves, assim como em caminhões, tratores e navios. A United Airlines já anunciou que irá instalar as antenas da SpaceX em todos os seus aviões, e o serviço será gratuito para seus clientes: