Com bela partida noturna, o Boeing 747 que virá ao Brasil lança mais 7 satélites

O Boeing 747 se preparando para decolar, em cena do vídeo apresentado a seguir

A Virgin Orbit anunciou neste sábado, 2 de julho, que lançou com sucesso, a bordo do foguete LauncherOne, liberado em voo pelo avião Boeing 747 da empresa, mais sete satélites rumo ao espaço em sua mais recente missão, batizada de “Straight Up” (em alusão à música de mesmo nome da cantora Paula Abdul).

O avião Jumbo Jet do modelo 747-400, registrado sob a matrícula N747VG, foi adaptado para levar foguetes presos em um suporte sob sua asa esquerda, permitindo redução de custos ao lançar foguetes em altitude (o consumo de combustível do voo é muito menor do que o propelente necessário para o lançamento do foguete a partir do solo).

A Virgin Orbit transmitiu ao vivo toda a missão em seu canal no YouTube neste sábado, desde a decolagem até a liberação do foguete. O replay pode ser visto no vídeo disponibilizado a seguir, contando com uma linda filmagem aérea da partida noturna:

Este lançamento foi particularmente importante para a Virgin Orbit, pois marca a primeira missão noturna da empresa. A órbita estava a aproximadamente 500 km acima da superfície da Terra a 45 graus de inclinação – uma órbita que a Virgin Orbit fez história ao alcançar com sua missão anterior, batizada de “Above The Clouds”.

A música “Straight Up” do nome da missão foi lançada pela Virgin Records em 21 de junho de 1988, no primeiro álbum de estúdio da cantora Paula Abdul (“Forever Your Girl”). Foi o álbum de estreia de maior sucesso de todos os tempos na época de seu lançamento. A icônica música dance-pop continua sendo o maior sucesso internacional de Abdul até hoje.

Paula Abdul visitou a equipe da Virgin Orbit antes do lançamento para ver o LauncherOne e o Cosmic Girl prontos para subir aos céus.

A missão

A Força Espacial dos EUA contratou este lançamento para o Programa de Lançamento de Sistemas de Foguetes, com cargas úteis fornecidas pelo Programa de Testes Espaciais do Departamento de Defesa (DoD).

O lançamento carregou sete satélites de várias agências governamentais que são experimentos destinados a demonstrar um novo barramento de satélite modular, consciência de domínio espacial e tecnologias de radiofrequência adaptáveis.

O lançamento do “Straight Up” apoiou a missão STP-28A da Força Espacial dos Estados Unidos. O contrato para esta missão foi concedido à Virgin Orbit National Systems em abril de 2020 pela Força Espacial dos Estados Unidos.

Virgin Orbit em breve no Brasil

O Boeing 747 com o foguete preso à asa – Imagem: Virgin Orbit

Como apresentado pelo AEROIN na última semana, a empresa espacial americana anunciou que abrirá a VOBRA, sigla para Virgin Orbit Brasil Ltda., a nova divisão dos empreendimentos do bilionário Richard Branson.

A VOBRA já teve sua licença de operação emitida pela Agência Espacial Brasileira (AEB) para operar o LauncherOne no Brasil a partir do Centro de Lançamento de Alcântara.

A Virgin destacou que o Boeing 747 “Cosmic Girl” se beneficiaria da localização geográfica do Brasil ao poder “lançar o foguete exatamente acima da Linha do Equador, um local privilegiado, ou em outras posições otimizadas de acordo com a missão individual de cada foguete”.

Mais detalhes sobre o anúncio oficial das operações da Virgin Orbit no Brasil podem ser conferidos neste link.

Com informações da Virgin Orbit

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias