Com Bolsonaro na festa, Azul faz amanhã o voo de estreia do Embraer E195-E2

E195-E2 Azul

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras faz amanhã o voo inaugural com passageiros do novísismo Embraer E195-E2 recebido no mês passado. Nesse voo especial, o E2 vai decolar de Campinas com destino a Brasília às 11h da manhã desta quarta-feira, dia 16 de outubro de 2019, mas o evento de apresentação da aeronave acontecerá em Brasília, em parceria com a Inframerica.

Será um voo especial, fechado para executivos da empresa, clientes de classificações mais altas no programa de fidelidade da companhia aérea e veículos de imprensa.

Durante a celebração do lançamento do E2, John Rodgerson, presidente da empresa aérea, e toda a liderança da companhia receberão Jair Bolsonaro,
Presidente da República, além de outros membros do Governo Federal,
como o Ministro da Casa Civíl, Onix Lorenzoni, e o Ministro da
Infraestrutura, Tarcísio Freitas.

A agenda do evento foi estruturada da seguinte maneira

10:20 – Embarque voo AD 9290 / Campinas (VCP) – Brasília (BSB)
11:00 – Decolagem voo AD 9290 / Campinas (VCP) – Brasília (BSB)
12:50 – Chegada em Brasília (BSB)
12:55 – Desembarque
13:30 – Almoço jornalistas e executivos da Azul – Aeroporto Internacional de
Brasília
15:30 – Tempo Livre
17:00 – Início da Cerimônia – evento de apresentação do E2
18:10 – Visitação à aeronave com o Presidente da República
20:00 – Encerramento do evento
20:50 – Embarque voo AD 9291 / Brasília (BSB) – Campinas (VCP)
21:30 – Decolagem voo AD 9291 / Brasília (BSB) – Campinas (VCP)
23:00 – Chegada em Campinas (VCP)

Rotas iniciais do E195-E2

As rotas iniciais do modelo serão focadas nos principais hubs da companhia que são Viracopos e Confins, além de cidades-chave como Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Salvador. Além destas, as cidades de Maceió e Petrolina receberão o novo jato, porém apenas com voos diretos para Salvador da Bahia.

Com a expectativa de receber um jato a cada duas semanas, a Azul deve fechar o ano com cinco jatos E2, que serão responsáveis por cobrir esta malha, que tem 354 diferentes voos. Todas as operações já foram solicitados junto à ANAC. Vale lembrar que nem todos estes voos são diários e a malha poderá sofrer reajustes. Já o debut comercial do jato está confirmado para a rota Campinas – Brasília, já na próxima semana.

Até o dia 3 de novembro serão operados apenas os voos conectando Brasília, Belo Horizonte e Campinas. No dia 8, iniciam os voos para Curitiba e Porto Alegre. No dia 20 de dezembro é a vez de Salvador e Maceió receberem o jato pela primeira vez. Por último, será a vez de Petrolina, no voo direto para Salvador, a partir do dia 3 de fevereiro de 2020.

O jato está configurado para 136 assentos na clássica disposição 2-2 (dois assentos, corredor e mais dois assentos na mesma fileira). As cinco primeiras fileiras e a fileira 15 (saída de emergência) são assentos do tipo Espaço Azul, que reclinam mais e tem maior espaço para as pernas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Após vários incidentes de incursão em pista, EUA começa a instalar...

0
A FAA planeja implementar o sistema nos primeiros 4 aeroportos até julho de 2024. Vários outros aeroportos o receberão até o final de 2025.