Com caça Gripen na agenda, Grupo de Alto Nível Brasil-Suécia se reúne em novembro

F-39E da Força Aérea Brasileira – Imagem: Saab do Brasil

No próximo dia 7 de novembro, em Salvador, na Bahia, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) promove a 8ª Reunião do Grupo de Alto Nível em Aeronáutica Brasil-Suécia. De acordo com o MCTI, a cooperação entre os dois países, iniciada em 2015, tem o objetivo de ampliar a colaboração estratégica no setor aeronáutico em projetos militares, civis e de dupla utilização.

A proposta, que conta com a participação de 18 instituições brasileiras e 9 suecas, é que as duas nações promovam os derramamentos tecnológicos do projeto GRIPEN entre universidades, governo e indústria em torno de temas aeronáuticos como redes de comunicação, sensores, sistemas, engenharia aeronáutica, propulsão, materiais, entre outros.

A reunião do Grupo de Alto Nível é feita uma vez ao ano presencialmente e alinha as principais iniciativas dentro da cooperação bilateral. A reunião é revezada anualmente e este ano a sede é o Brasil.

Com a participação de Brasil e Suécia, o projeto Air Domain Study (ADS) – Estudo do Domínio Aéreo – é um portfólio que conta com 6 projetos financiados pelos dois lados que buscam desenvolver conhecimentos e soluções duais envolvendo universidades e empresas.

Os estudos abordam temas como sistemas tripulados e não tripulados; navegação aérea e aprendizado de máquina, por exemplo.  A parceria também promove chamadas públicas que fomentam projetos e a mobilidade de pesquisadores.

A agenda do encontro do Grupo de Alto Nível ainda inclui a apresentação dos finalistas e anúncio dos vencedores da 2ª competição universitária SARC-BARINET de soluções aeronáuticas para detecção e combate a incêndios em florestas utilizando enxame de drones (UAVs); o 11º Workshop em Aeronáutica Brasil-Suécia, que ocorrerá no dia 8 de novembro no SENAI CIMATEC e uma visita técnica a este centro de pesquisa na capital baiana.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias