Com ‘cara de baleia’, Airbus adiciona à frota o quinto avião A330-700L, o popular Beluga XL

Foto: Eurospot

O quinto exemplar do avião Airbus A330-700L, de matrícula F-GXLN (msn 2027), conhecido como Beluga XL, foi entrgue oficialmente à divisão de logística da fabricante europeia nesta semana. A aeronave que será designada como XL5 e, a partir de agora, será empregada nos voos que transportam peças entre as plantas da Airbus.

Lançado em novembro de 2014, o Beluga XL é baseado em um cargueiro A330-200, com uma grande reutilização de componentes e equipamentos existentes.

Seu objetivo é atuar na complexa cadeia de suprimentos da Airbus, levando peças das diversas plantas industriais mundo afora para as linhas de montagem da fabricante europeia, e por isso tem uma grande corcunda.

O Beluga XL é uma versão mais moderna do popular Beluga que, por sua vez, é baseado no A300-600 e está atualmente sendo retirado das missões de logística da Airbus e sendo empregados na nova linha de negócios da fabricante, que colocou tal aeronave à disposição de quem quiser alugá-la.

Até 2023, um total de seis aeronaves BelugaXL estarão operando entre as fábricas da Airbus espalhadas pela Europa. O programa BelugaXL recebeu a Certificação de Tipo pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) em novembro de 2019, após uma intensa campanha de testes de certificação, que completou mais de 200 testes de voo, com mais de 700 horas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias