Com chegada de um Boeing 747 especial, começa a contagem para histórica missão na Europa

O Boeing 747 chegando ao pátio, em bela cena de um dos vídeos apresentados abaixo

A contagem regressiva para uma histórica missão de um Boeing 747 especial começou nessa semana, quando a Virgin Orbit iniciou os preparativos para o Start Me Up, nome recém-dado ao primeiro lançamento da empresa no Reino Unido, que tem importância não apenas para a própria empresa, mas também para a Europa.

A aeronave de lançamento de foguetes da Virgin, o Boeing 747-400 de matrícula N744VG e batizado de “Cosmic Girl” (Garota Cósmica), partiu no domingo, 9 de outubro, de sua base no espaçoporto de Mojave, na Califórnia, assim como todo o equipamento de suporte terrestre (GSE) e o foguete também foram enviados, após a primeira rodada de ensaios terem sido completados para o inédito lançamento fora dos EUA.

No trajeto, o Jumbo Jet fez uma escala em Fort Lauderdale, na Flórida, e então partiu para o aeroporto Newquay, em Cornwall, na Inglaterra. A chegada do belo jato ao destino britânico foi registrada em vídeos, conforme as duas gravações a seguir:

Vídeo 1 – Pouso e taxiamento

Vídeo 2 – Chegada ao pátio

A caminho do lançamento previsto para novembro, o Start Me Up é liderado por uma missão conjunta entre os governos dos EUA e do Reino Unido, lançada pela Virgin Orbit, pela Agência Espacial do Reino Unido (UKSA), pelo Comando Espacial do Reino Unido e pelo Spaceport Cornwall.

Start Me Up será um lançamento de muitas novidades:

– o primeiro lançamento orbital do Reino Unido;

– o primeiro lançamento internacional da Virgin Orbit; e

– o primeiro lançamento comercial na Europa Ocidental.

Este será o quinto lançamento consecutivo da Virgin Orbit para transportar cargas úteis para empresas privadas e agências governamentais. O manifesto de voo, agora completo, inclui cargas úteis de sete clientes globais, uma prova da flexibilidade e das possibilidades oferecidas por meio de soluções de lançamento responsivas.

As missões desses satélites abrangem uma ampla gama de atividades destinadas a melhorar a vida no planeta Terra, incluindo a redução do impacto ambiental da produção, a prevenção do tráfico ilegal, contrabando e terrorismo, e uma série de funções de segurança nacional.

Imagem: Virgin Orbit

“Que honra incrível é para nós fazer parte de algo tão monumental quanto trazer a Grã-Bretanha para o negócio de lançamento. Trabalhando com nossos parceiros em todo o governo do Reino Unido, estamos iniciando uma nova capacidade que servirá às pessoas, à economia e à segurança do Reino Unido”, declarou a Virgin Orbit em seu comunicado.

O Ministro da Ciência do Reino Unido, Nusrat Ghani, disse: “À medida que nos aproximamos do primeiro lançamento de satélite do solo do Reino Unido, é excelente ver o progresso feito por Virgin Orbit, Spaceport Cornwall e governos na entrega desta missão histórica, a primeira de seu tipo na Europa.”

Start Me Up é assim chamado como uma homenagem a uma das bandas britânicas de rock and roll mais icônicas de todos os tempos, os Rolling Stones. A música de sucesso estreou no álbum de 1981 Tattoo You e mais tarde foi lançada na compilação Forty Licks pela Virgin Records em 2002.

Informações da Virgin Orbit

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

LATAM amplia em mais de 30% volume de voos entre Brasil...

0
A LATAM terá um aumento progressivo superior a 30% no volume de voos Brasil - Chile entre maio e julho deste ano.