Com decolagem e pouso de dois aviões A380, está liberada a pista norte de Dubai

A380 decolando da pista norte de Dubai, em cena de um dos três vídeos abaixo

A Dubai Airports, administradora dos aeroportos da famosa cidade emiradense, anunciou nesta semana a conclusão bem-sucedida do projeto da pista norte do Aeroporto Internacional de Dubai (DXB), após 45 dias de extensos trabalhos de reabilitação de 9 de maio a 22 de junho.

No dia 22 de junho, um Airbus A380 da Emirates, o maior modelo de avião de transporte de passageiros do mundo, com destino a Amã, na Jordânia, foi a primeira aeronave a decolar da pista renovada.

Pouco depois, outro A380 da Emirates, chegando de Sydney, na Austrália, aterrissou, marcando oficialmente a reabertura da Pista Norte do DXB e o retorno às operações, antes do movimentado período de viagens de verão do hemisfério norte.

Durante o período da intervenção, a Dubai Airports publicou três vídeos mostrando e explicando os trabalhos em andamento, conforme apresentados nos três players a seguir (a depender do dispositivo sendo utilizado para assistir, pode ser possível usar o menu no canto para adicionar legendas e também para ativar a tradução automática delas para o português).

Uma força de trabalho de mais de 400 engenheiros e especialistas de campo, bem como 3.800 funcionários trabalharam 24 horas por dia para reconstruir a faixa central de 4.500 metros da pista, bem como pistas de táxi associadas e faixas de segurança graduadas.

Além disso, mais de 4.230 luzes de aeródromo de LED ​​foram atualizadas e reinstaladas, juntamente com a mais recente tecnologia nos sistemas de Ajuda à Navegação e Equipamentos Meteorológicos (MET), melhorando ainda mais a segurança e aumentando a capacidade operacional da pista norte.

Para garantir uma experiência adequada ao viajante e fornecer continuidade no atendimento ao cliente enquanto o trabalho essencial estava sendo realizado na pista, o outro aeroporto, o novo Dubai World Central (DWC), foi reaberto e lidou com mais de 1.000 voos por semana de várias operadoras internacionais, incluindo flydubai, SpiceJet, Indigo, Gulf Air, Air India Express e Qatar Airways durante o período de 45 dias.

Após um forte início de 2022, com mais de 13,6 milhões de viajantes passando pelo DXB no primeiro trimestre, o projeto de engenharia altamente complexo foi concluído de acordo com o cronograma em preparação para a alta temporada de viagens, com a expectativa de um período de verão bastante movimentado, e a Copa do Mundo de futebol no Catar levando um fluxo extra de passageiros no final do ano, bem como um crescimento de longo prazo na próxima década.

Informações da Dubai Airports

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

O avião criado para jamais ser usado, mas que está de...

0
Recentemente, no dia 28 de julho de 2022, pousou na Base Aérea de Brasília o Boeing E-4B Nightwatch, uma variante do versátil Boeing 747