
Um novo documentário, que tem data de lançamento definida para 12 de dezembro, promete contar a história da queda da VARIG, maior empresa aérea brasileira em termos de relevância mundial, que sucumbiu após uma série de problemas administrativos e falta de resiliência para se ajustar às crises e às mudanças de mercado.
A produção do filme é do serviço de streaming nacional Brasil Paralelo, que conversou com profissionais da área, ex-funcionários da empresa e historiadores para contar a história sob uma outra perspectiva, colocando em contexto os cenários econômicos de cada época e as ações de gestão que levaram à derrocada.
Participam do documentário Vitor Stepanski, Piloto da Varig; Cesar Curi, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Ruben Berta; Flávio Souza; Comandante e Ex-Presidente da Associação de Pilotos da Varig; Claudia Musa Fay, Professora PUC-RS; Gianfranco “Panda” Beting, Publisher Flap Internacional; e Lito Souza, Mecânico e Piloto.
No trailer oficial, disponível abaixo, a produtora promete “abrir a caixa preta dessa história” que marcou a aviação brasileira e mundial.
A jornada da Varig é um espelho da nossa própria história – de um Brasil que promete ser potência, mas não decola.
— Brasil Paralelo (@brasilparalelo) December 2, 2022
No dia 12 de dezembro, estreia #VarigACaixaPretaDoBrasil, o Original BP que vai contar uma história contida numa caixa-preta nunca antes aberta. pic.twitter.com/gItOZ3ESP7