Na última quarta-feira (23), o AEROIN esteve na Base Aérea de Brasília (BABR) para acompanhar a cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB). A data celebra o primeiro voo de Alberto Santos Dumont com o 14-bis, a primeira aeronave mais pesada que o ar, ocorrido exatamente neste dia, em 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris, portanto, completando 118 anos.
O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, presidiu a cerimônia, recebendo as honras do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
O evento também celebrou os 80 anos do desembarque do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) na Itália durante a Segunda Guerra Mundial, marcado pela tradicional imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA). A solenidade destacou o legado da FAB, homenageando personalidades e instituições que contribuíram para a defesa e o desenvolvimento da aviação no Brasil.
O ponto alto da cerimônia foi o desfile das aeronaves P-47 Thunderbolt e A-29 Super Tucano, rememorando a 199ª missão do 1º GAVCA, realizada em 4 de fevereiro de 1945 nos céus da Itália. A apresentação simbolizou a coragem e determinação dos pilotos brasileiros, que, mesmo sob intenso fogo inimigo, mantiveram seu compromisso com a missão de proteger a nação.
O Super Tucano foi apresentado ao público com a pintura ostentando o mesmo esquema do histórico P-47. O A-29 Super Tucano biposto de matrícula FAB 5910 integra o 3º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação (3º/3º GAV), Esquadrão Flecha, baseado na Base Aérea de Campo Grande.
Conforme noticiado pelo AEROIN, a aeronave foi pintada no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), em Minas Gerais. Mantida em sigilo, a aeronave foi trasladada para Brasília no início da noite do último dia 17, onde permaneceu coberta até sua apresentação oficial ao público.
Cerimônia
Durante o evento, foi realizada uma homenagem especial aos bravos integrantes do Primeiro Grupo de Aviação de Caça que participaram da Segunda Guerra Mundial. Em dezembro de 1943, o Brasil criou esse grupo com a missão de lutar ao lado das forças aliadas na Itália.
A seleção dos pilotos se deu prioritariamente por voluntariado. Após um rigoroso treinamento nos Estados Unidos e no Panamá, os pilotos brasileiros finalmente chegaram à Europa em outubro de 1944, iniciando as operações de combate.
“Sinto-me verdadeiramente feliz de, na condição de cidadão brasileiro, de Aviador e de Comandante da Aeronáutica, estar presente neste belíssimo evento, que, com energia e vibração, comemora o indescritível estado de espírito do qual se imbuem os que pertencem à Força Aérea Brasileira e os que nascem nesta abençoada terra chamada Brasil. A presença de todos vocês torna ainda mais especial não apenas este momento, como o dia de hoje. Afinal é de se celebrar, com a mais elevada exaltação, a grandeza da história da nossa aviação, a essencialidade de Santos Dumont e a coragem dos militares da Força Aérea, que, diante do Pavilhão Nacional, plenamente cônscios e orgulhosos, juraram defender e honrar a nossa pátria, inclusive com o sacrifício de nossas próprias vidas”, pontuou o Comandante da Aeronáutica.
Entre os pilotos homenageados, destacou-se o Tenente Danilo Marques Moura, que foi abatido em combate, no dia 4 de fevereiro de 1945, próximo à cidade de Treviso, Itália. Danilo sobreviveu ao ataque e, com muito esforço, percorreu mais de 450 quilômetros a pé durante 30 dias até conseguir retornar à base aliada. A cerimônia contou com uma encenação dessa fuga heroica, representada por atores e figurantes, criando um emocionante momento de lembrança e honra.
Ordem do Mérito Aeronáutico
A imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico foi realizada em seguida às personalidades e organizações agraciadas. Entre os homenageados estavam militares da FAB e de outras Forças Armadas, além de civis e corporações que se destacaram por seus serviços prestados à Pátria e à Aeronáutica. A imposição da medalha simbolizou o reconhecimento das contribuições de todos para o fortalecimento da FAB ao longo dos anos.
“É uma grande honra e uma imensa gratidão receber essa comenda pelos grandes anos passados na Força Aérea Brasileira. Sinto-me extremamente honrado e homenageado“, destacou o Sargento Especialista em Suprimento Rogério Fernandes Soares, um dos homenageados.
A Sargento Especialista em Administração, Débora Oliveira Brilhante da Costa, que também recebeu a comenda, expressou seu orgulho em ser agraciada. “É uma grande felicidade receber essa honraria em um dia tão especial. Há 21 anos ingressei na Força Aérea Brasileira fazendo parte desse grupo de homens e mulheres que, dia e noite, dedicam-se para que a FAB cumpra seu papel institucional“, afirmou.
O Coronel de Infantaria Antônio Fernandes Filho também expressou sua gratidão por receber a honraria. “Para mim, significa reconhecimento da Força por toda uma carreira de trabalho. Então, fico muito orgulhoso e honrado por receber essa comenda. Fico feliz por poder cada vez mais contribuir para a Força Aérea Brasileira“, ressaltou.
Ao final do evento foi realizado um desfile militar no qual a tropa, formada por militares da Guarnição de Aeronáutica de Brasília (GUARNAER-BR), Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) e Alunos da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), prestou continência ao Ministro da Defesa.
O evento destacou o legado da FAB e reafirmou seu compromisso com a defesa da soberania do espaço aéreo brasileiro, mantendo viva a memória dos heróis da aviação.
O AEROIN expressa seu sincero agradecimento à Força Aérea Brasileira pelo honroso convite para esta celebração e parabeniza todos os aviadores e profissionais da instituição pelo comprometimento com a aviação nacional.
Veja mais fotos da cerimônia:
Leia mais: