O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), recebeu hoje, 29 de maio, uma incomum sequência de dois pousos de Boeings 747 da companhia aérea alemã Lufthansa em um intervalo de apenas 5 minutos.
Embora a empresa aérea opere regularmente com seus Jumbos no aeroporto paulista, somente em situações pontuais ocorrem dois pousos de seus jatos no mesmo dia, pois ela realiza apenas um voo diário, o LH-506, entre Frankfurt, na Alemanha, e Guarulhos.
Estas situações pontuais estão geralmente relacionadas a desvio do voo, também diário e com Boeing 747, que a Lufthansa realiza entre Frankfurt e Buenos Aires, na Argentina, o LH-510.
Quando ocorre algum imprevisto a bordo do 510 que necessite de um pouso o mais breve possível, e o jato está a uma distância adequada para escolha de Guarulhos como destino alternativo, acontece o raro encontro de dois Jumbos da companhia no aeroporto.
Na madrugada de hoje, por volta das 04h15, o 747-8I de matrícula D-ABYM estava sobre o oeste do estado de São Paulo, no rumo de Buenos Aires, quando os pilotos iniciaram o desvio em direção a Guarulhos. Às 05h01, o grande quadrimotor tinha seu pouso completado pela pista 28L.
Cinco minutos depois, o 747-8I de matrícula D-ABYT, no voo 506 para Guarulhos, era pousado pela mesma pista 28L. Nesse momento, o D-ABYM ainda era taxiado pelo aeroporto, rumo ao pátio.
Após o desvio para Guarulhos, o 747-8I decolou às 06h34 para continuar a operação até Buenos Aires. Até o momento da publicação desta matéria, ainda não havia informações oficiais divulgadas sobre o motivo do desvio, que aparenta ser alguma necessidade médica.