Com dezenas de rasantes de F-5 e Esquadrilha, evento no PAMA-SP reúne 130 mil pessoas

Demonstração da Esquadrilha da Fumaça no PAMA-SP

No último domingo (16), ocorreu o tradicional evento de “Portões Abertos” organizado pelo Parque de Material Aeronáutico de São Paulo – PAMA-SP. Após dois anos sem receber o público, o evento surpreendeu pela quantidade de pessoas. O encontro, assim como os demais realizados por outras unidades da Força Aérea Brasileira, tem como missão estreitar os laços entre a Organização Militar e os civis da região, ao abrir seus portões.

No PAMA-SP, o evento, que possuía entrada gratuita mediate a apresentação de ingresso previamente reservado, tinha estrutura para receber 50 mil pessoas, mas surpreendeu ao comportar cerca de 130 mil visitantes de todas as idades, que acessaram o local ao longo do dia.

A grande quantidade de paulistas e munícipes vizinhos à capital causou transtornos ao entorno do Aeroporto Campo de Marte, que registrou bastante trânsito. Ao mesmo tempo, isso chama atenção ao mostrar como o brasileiro é fascinado pela aviação. A título de curiosidade, nos últimos eventos dos Portões Abertos da Academia da Força Aérea (em Pirassununga-SP) e na Base Aérea de Brasília, cerca de 60 e 90 mil compareceram, respectivamente.

Abaixo, é possível assistir aos melhores momentos do evento em um vídeo gravado pelo canal Golf Oscar Romeo no YouTube. Em cortes da transmissão realizada durante o dia, é possível contemplar as diversas passagens do caça F-5EM e também a demonstração da Esquadrilha da Fumaça:

Apesar das poucas atrações aéreas, o público pôde assistir de perto às dezenas de passagens do caça F-5M, que preencheram as longas janelas sem voos. Além disso, houve duas demonstrações de Rapel e Técnica McGuire no helicóptero H-50.

A apresentação mais aguardada do dia foi a Esquadrilha da Fumaça, que durante trinta e cinco minutos realizou cerca de cinquenta acrobacias. Uma curiosidade é que esta foi a primeira vez que os A-29 realizaram uma demonstração completa no local.

Nas atrações estáticas, que ocupavam o pátio do PAMA, o público pôde conferir o A-29 Super Tucano do 3º/3º GAV – Esquadrão Flecha, C-105 Amazonas do 2º/10º GAV – Esquadrão Pelicano, C-95 Bandeirante, C-97 Brasília, C-98 Grand Caravan, caças F-5, os lendários e já aposentados C-115 Búfalo e Bell UH-1, além da interação com militares da FAB.

Leonardo AW-119Kx

Outra aparição que não estava prevista nas atrações confirmadas do evento, foi o helicóptero blindado Leonardo AW-119Kx da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ). A aeronave foi entregue ao governo carioca no ano passado.

Confira abaixo algumas fotos do evento:

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Gente que não fala português e a saúde crítica de crianças:...

0
Mas não é por isso que os militares da Força Aérea Brasileira (FAB) acionados para atuarem na Operação Yanomami não irão realizar a missão.