Início Diversos e Eventos

Com direito até ao KC-390, veja imagens e resultados da SAE Brasil Aerodesign 2022

Após dois anos sem edições presenciais devido à pandemia, a grande competição de engenharia aeronáutica SAE Brasil Aerodesign voltou a acontecer nos moldes padrões e, mais do que isso, o retorno contou com dois bônus especiais: a presença da Esquadrilha da Fumaça e do Embraer KC-390 Millennium.

Como mostrado previamente pelo AEROIN, a 24ª edição da competição aconteceu de 3 a 6 de novembro, utilizando as instalações do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), bem como um trecho da taxiway do Aeroporto Internacional de São José dos Campos (SP), em frente ao pátio do DCTA.

Embora o desafio seja voltado ao projeto e ao voo dos aviões rádio-controlados, desenvolvidos pelas dezenas de equipes universitárias de todo o país e do exterior, nesse ano a Esquadrilha da Fumaça se apresentou no sábado em São José dos Campos e no domingo em Cruzeiro (SP), ficando baseada no aeroporto e dando belos rasantes para brindar os competidores em suas chegadas para pouso, conforme fotos e vídeo a seguir.

Além da Fumaça, o grande avião multimissão Embraer KC-390 Millennium pousou e decolou no sábado no aeroporto da “capital da aviação”, também dando mais um gostinho especial a todos os que estavam presentes.

O único aspecto negativo do final de semana ficou por conta da necessidade de restrição de entrada que precisou ser feita pelo DCTA, por conta dos protestos devido ao atual cenário pós-eleição que se desenvolve pelo país. Ao contrário de outros anos, em que o público podia acessar livremente a competição para assistir aos voos, dessa vez a entrada ficou limitada aos participantes e a pessoas próximas, como seus familiares e amigos.

De qualquer maneira, o AEROIN esteve presente por algumas horas no sábado para trazer ao público as muitas imagens apresentadas nessa matéria, para ilustrar um pouco da competição e dos “bônus” acima vistos.

Quanto aos resultados, que saíram na noite do domingo, as equipes premiadas em cada uma das três categorias estão listadas a seguir, e a classificação completa será divulgada nos próximos dias pela organização neste link. (Obs: para ver novamente quais são os desafios definidos para cada uma das categorias, clique aqui).

Classe Micro

1º – Microraptor – Universidade Federal de Juiz de Fora

2º – EESC USP Bravo – Escola de Engenharia de São Carlos (USP)

3º – Uirá – Universidade Federal de Itajubá

Classe Regular

1º – Axé Fly – Universidade Federal da Bahia

2º – Urubus – Universidade Estadual de Campinas

3º – Uirá – Universidade Federal de Itajubá

4º – Keep Flying – Escola Politécnica da USP

5º – FEI – Faculdade FEI SP

Classe Advanced

1º – Adelphi – UNESP São João da Boa Vista

2º – EESC USP Charlie – Escola de Engenharia de São Carlos (USP)

3º – Canarinho – UNESP Bauru

Nota: os primeiros colocados de cada categoria e o segundo colocado da Regular ganham o direito de representar o Brasil na competição SAE Aerodesign nos Estados Unidos.

Galeria de Imagens

Sair da versão mobile