Início Aviação Militar

Com diversas aeronaves e contra crimes ambientais, FAB participa da Operação Ágata Uiara

Embraer ERJ-145 (R-99) da Força Aérea Brasileira – Imagem: Força Aérea Brasileira

Visando a combater crimes transfronteiriços e ambientais, como garimpo ilegal, além de intensificar a presença do Estado Brasileiro na região, as Forças Armadas, sob coordenação do Ministério da Defesa, iniciaram, neste mês, a Operação Ágata – Comando Conjunto Uiara, na faixa de fronteira Brasil, Peru e Colômbia, em cooperação com agências governamentais e órgãos federais, estaduais e municipais.

No âmbito da missão, a Força Aérea Brasileira (FAB) participa da Operação com ações de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) e Transporte Aéreo Logístico (IVR), em prol do alcance dos objetivos estratégicos, operacionais e táticos definidos no Teatro de Operações Amazônico. Para isso, estão sendo empregadas as aeronaves R-99, C-105 Amazonas, SC-105 Amazonas, P-95 Bandeirulha e A-29 Super Tucano, que atuam na prevenção e repressão dos crimes de contrabando, descaminho, narcotráfico, exploração mineral e garimpos ilegais, praticados na faixa de fronteira.

O Chefe do Centro Conjunto de Operações Aeroespaciais (CCOA), Brigadeiro do Ar Francisco Bento Antunes Neto, comentou sobre a importância da ação.

A Operação Ágata Uiara é de fundamental importância para o controle de ilícitos na faixa de fronteira, pois promove a presença do Estado na região norte do país, com a atuação das nossas aeronaves e equipamentos de vigilância, de forma conjunta com as demais Forças Singulares e agências governamentais. Essa ação reforça o compromisso da FAB com a soberania do País, integrando, defendendo e controlando“, afirmou o Brigadeiro Antunes.

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Sair da versão mobile