Com dois voos semanais, São Miguel do Oeste (SC) comemora estreia da Aerosul

Imagem: Prefeitura de São Miguel do Oeste

“Agora é realidade: o Extremo Oeste de Santa Catarina tem uma linha aérea regular, ligando São Miguel do Oeste a Florianópolis”, comemorou ontem (27) a cidade de interior catarinense.

Após exatas duas horas de voo, chegou ao Aeroporto Hélio Wasum, por volta das 13h40 da segunda-feira, a aeronave Cessna C208B Grand Caravan da empresa Aerosul, com quatro passageiros a bordo.

Minutos depois, a aeronave decolou com destino a Florianópolis, levando seus primeiros passageiros para a ilha de Santa Catarina. Entre eles, estava o vice-prefeito de São Miguel do Oeste, Edenilson Zanardi, que se dirigia a compromissos que tem na capital do estado nessa semana.

Neste primeiro momento, serão dois voos semanais de São Miguel a Florianópolis, nas segundas e quintas, e outros dois de Florianópolis a São Miguel do Oeste, nas segundas e quartas.

O prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, o secretário de estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, empresários, lideranças e imprensa regional prestigiaram o voo inaugural.

“Este é um grande dia para São Miguel do Oeste. Esta linha aérea irá proporcionar maior mobilidade para a população de toda a região. Há um comprometimento de empresários e dos prefeitos da Ameosc (Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina), no sentido de viabilizar a manutenção desta linha aérea”, ressaltou o prefeito.

Quem é a Aerosul

A Aerosul, com sede no Aeroporto Municipal Alberto Bertelli, em Arapongas, Paraná, foi certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil em 26/11/2019 para a realização de voos sob demanda, o chamado Táxi Aéreo.

Depois, tendo acumulado experiência e reconhecimento por seus serviços, em outubro de 2020 iniciou processo junto à ANAC para operações regulares e teve sua aprovação emitida em fevereiro de 2021 para a exploração de serviços regulares domésticos e internacionais.

Além dos Caravans, a empresa conta com outros quatro aviões, sendo eles um jato Hawker 400, um turboélice Beechcraft King Air B200, um Beechcraft Bonanza V35B e um Piper PA-31 Navajo. Porém, eles não estão inclusos nos planos de operações de táxi aéreo e/ou regulares da Aerosul, podendo ser futuramente integrados aos voos conforme a decisão da companhia e a aprovação da ANAC.

Com informações da Prefeitura de São Miguel do Oeste

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias