Início Diversos e Eventos

Com Embraer 195 de 13 metros como peça central, entusiasta criou museu com sua coleção de “aviõezinhos”

Imagem: SKS Flight Collection

Nascido na Venezuela em 1970, no seio de uma família 100% grega de 2 irmãos mais velhos, Stephen Koulouthros Savvidis fez o ensino fundamental e médio na escola Emil Friedman, onde começou a amar sua outra paixão, a música clássica, ao mesmo tempo em que começou a colecionar modelos de aviões.

Naquela época, ele mal poderia imaginar que sua coleção se tornaria tão grande ao ponto de ter milhares de exemplares e até um Embraer 195 de 12,8 metros de comprimento.

“Quando eu era um garotinho gordinho de 8 anos, minha mãe me deu 3 modelos Wooster de plástico da British Airways que desencadearam o início e meu amor por colecionar modelos de aviões. Até hoje, ainda guardo estes 3 modelos no meu coração e eles são uma parte significativa da minha coleção”, diz Stephen.

Depois de concluir o curso de Engenharia Mecânica na Universidade Simón Bolívar, também terminou o treinamento de piloto comercial em Caracas, ingressando na VIASA em 1992, uma transportadora tradicional venezuelana que abriu suas asas para 13 cidades europeias diferentes e destinos exóticos da América Central e do Sul.

Ao longo daqueles anos, não só continuou a colecionar modelos, como também começou a exibi-los de uma forma mais organizada, como um espaço expositivo. Procurou dar ênfase especial aos modelos de aviação a jato dos últimos 80 anos, desde o De Havilland Comet até os gigantes de hoje.

“Naquela época, atingimos respeitáveis ​​​​1.500 modelos, entre eles foram incluídos 10 modelos icônicos em escala da Bing. Se você me perguntar qual é o meu modelo preferido? Existe uma resposta fácil: DC-10 e MD-11”, afirma o piloto.

Ele continuou voando até 2014, quando se mudou com a família para a Cidade do Panamá, no Panamá.

Em 2015, mudou a coleção para o Panamá com a ideia de abrir um espaço único que fosse apenas dedicado à exposição e vitrine de todos os modelos de aviões, que consistiria na construção de um bunker num bairro privado e familiar.

Ideia que mais tarde se concretizou, em 2021, após vários contratempos e desafios, que culminaram na apresentação, neste ano de 2023, da ‘SKS Flight Collection’, sua coleção particular de modelos de aviões dos últimos 45 anos.

Stephen descreve que, ao mesmo tempo, com a grande cooperação de Roger Jarman da Atlantic Models, conseguiu um modelo titânico gigante do Embraer E 195 em escala 1/3 e 42 pés (12,8 metros) de comprimento.

O modelo era destinado à transportadora brasileira Azul Linhas Aéreas, de David Neeleman, fundador também das companhias aéreas JetBlue e Breeze Airways, e mentor da criação destes modelos em grande escala, encomendando três à Atlantic para as suas três companhias aéreas. Mas, segundo Stephen, graças a Jarman, o último avião pousou em seu porão.

Imagem: SKS Flight Collection
Imagem: SKS Flight Collection
Imagem: SKS Flight Collection

“Depois de tanto esforço, tive que acrescentar um toque pessoal”, disse ele ao Business Traveler. “Eu precisava que fosse meu”. Assim, não foi apenas a escala que fez deste magnífico modelo a peça central de sua coleção, mas também a oportunidade única de tal modelo ter uma pintura desenhada pelo artista venezuelano mundial Carlos Cruz-Diez, um líder da arte cinética.

Como um grande fã de arte moderna, e já tendo conhecido Carlos Cruz-Diez, ele pediu ao artista que pintasse o avião com um de seus famosos padrões cinéticos de listras verticais.

“Pintei barcos, trens, edifícios, museus, mas nunca pintei um avião”, disse Cruz-Diez a Stephen. “Quero pintar seu avião com um dos meus desenhos.”

Imagem: SKS Flight Collection
Imagem: SKS Flight Collection
Imagem: SKS Flight Collection

Infelizmente, Cruz-Diez faleceu aos 95 anos em Paris em 2019 e não viu sua primeira arte de avião concluída. No entanto, os seus herdeiros, igualmente entusiasmados com o projeto, concederam uma licença perpétua para utilizar a obra de arte.

“Tive a sorte de obter essa permissão”, diz Stephen. “E agora a peça central da minha coleção é pintada com o design Cromointerferencia en Avion 2016 da Cruz-Diez na cauda.”

Este modelo tornou-se o núcleo vital da coleção, a tal ponto que até os elementos estruturais da exposição, como as colunas e os espaços, foram baseados no comprimento e envergadura específicos do E195.

Março de 2023 foi o momento em que o grande modelo foi levado de Caracas ao Panamá, para se juntar aos demais 3.500 “aviõezinhos”, um pequeno simulador e 54 narizes de DC 10/MD 11.

“É agora que posso dizer que é uma alegria olhar para o grande modelo pendurado majestosamente no centro da exposição, acompanhado por todos os seus irmãos, honrando o legado da aviação civil e todas as gigantescas fábricas de aeronaves, companhias aéreas, pilotos e empreendedores que deram tanto à humanidade”, celebra Stephen.

A coleção, batizada de ‘SKS Flight Collection’ em alusão às iniciais SKS de seu nome, permanecerá como uma coleção privada e possíveis visitas passaram a ser coordenadas a partir de junho de 2023.

Sair da versão mobile