
Os dados mais recentes da Cirium, referentes ao mês de maio de 2024, mostram um quadro variado do desempenho de pontualidade (OTP) das empresas aéreas nas diferentes regiões do planeta.
Enquanto o Oriente Médio e a África mostraram melhorias notáveis, a América do Norte e a América Latina enfrentaram desafios, com as companhias aéreas de melhor classificação exibindo quedas no OTP. Uma possível razão pode ser o aumento do número de cancelamentos de voos nessas regiões, aponta a Cirium.
Desempenho no segmento de empresas aérea globais
A Aeromexico manteve sua posição de liderança global em maio, com um OTP de 86,75%, apesar da queda de 2 pontos no OTP. O Aeroporto Internacional Benito Juarez (MEX), principal hub da Aeromexico, experimentou uma queda de 4 pontos, concluindo o mês com um OTP de 82,53%.
A LATAM Airlines subiu para a segunda posição, com um OTP de 86,65%, apresentando uma leve melhoria. O Aeroporto Arturo Merino Benitez (SCL), hub da LATAM Airlines, também teve uma leve melhoria e terminou o mês em quinto lugar na categoria de aeroportos globais, com um OTP de 85,86%.
A JAL ficou em terceiro lugar, com um OTP de 86,40%, uma queda de quase 2 pontos em relação ao OTP do mês anterior de 88,17%. O Aeroporto de Haneda (HND) também teve uma queda de quase 2 pontos, concluindo o mês em quarto lugar na categoria de aeroportos globais com um OTP de 85,99%.
A Iberia manteve sua posição em quarto lugar na categoria global, com um OTP de 86,17%, uma leve queda em relação ao mês anterior. Da mesma forma, o Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas (MAD), principal hub da Iberia, concluiu o mês com um OTP de 79,06%, uma queda de quase 2 pontos em comparação com o OTP do mês anterior de 80,86%.
A Saudia teve um grande salto, da 15ª posição no mês passado para o quinto lugar, após um aumento de 6 pontos no OTP (86,09%). Isso garante à Saudia o título de companhia aérea que teve a melhor evolução mensal em maio. O Aeroporto Internacional King Khalid (RUH), principal hub da Saudia, terminou o mês em primeiro lugar na categoria de aeroportos globais, alcançando um OTP de 88,23%, acima dos 86,77% de abril.
América Latina
O número total de voos cancelados na América Latina aumentou 35% em maio. Foram 3.584 voos cancelados em maio, em comparação com 2.649 em abril, resultando em leves quedas no OTP para as companhias aéreas de melhor classificação.
A Copa Airlines permaneceu como líder na região da América Latina, com um impressionante OTP de 90,24%. Da mesma forma, o Aeroporto Internacional de Tocumen (PTY), hub da Copa, concluiu maio com um notável OTP de 90,70%, garantindo a quinta posição na categoria de aeroportos médios.
A Gol Linhas Aéreas garantiu a segunda posição, com um OTP de 89,82%, um leve aumento em relação ao desempenho de abril. O Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos (GRU) concluiu o mês em sexto lugar na categoria de aeroportos globais, com um OTP de 84,80%, uma melhoria de quase 2 pontos em relação ao mês anterior.
A Aerolineas Argentinas seguiu de perto em terceiro lugar, com um OTP de 89,22%, uma melhoria de quase 5 pontos em relação ao OTP de 84,71% do mês anterior, tornando-se a companhia aérea de melhor evolução mensal da região em maio. O Aeroporto Jorge Newbery-Aeroparque (AEP), principal hub da companhia aérea, terminou o mês em quarto lugar na categoria de aeroportos médios, alcançando um OTP de 91,31%, uma melhoria de quase 6 pontos em comparação com os 85,43% de abril.
A Caribbean Airlines concluiu o mês em quarto lugar, com um OTP de 87,96%, uma queda de 2 pontos em comparação com abril (90,11%). Com um OTP de 86,75%, a Aeromexico, líder entre as companhias globais de maio, garantiu a quinta posição na região da América Latina.
Companhias Aéreas de Baixo Custo
A Iberia Express ainda é a líder na categoria de companhias aéreas de baixo custo (“low-cost”), com um OTP de 90,24%, acima dos 89,89% de abril. Com uma leve melhoria no OTP, a Gol Linhas Aéreas ocupou a segunda posição, com um OTP de 89,82%, acima dos 88,88% de abril.
A Norwegian ficou em terceiro lugar, com um OTP de 89,53%, um aumento de quase 4 pontos em relação aos 85,59% de abril. Após um aumento de quase 3 pontos, a Peach Aviation subiu da nona para a quarta posição em maio, com um OTP de 87,12%. Em quinto lugar, a Azul Linhas Aéreas garantiu a quinta posição, com um OTP de 84,79%, abaixo dos 85,83% de abril.
Informações da Cirium