Início Empresas Aéreas

Com encomenda de 72 Boeing 737 MAX, nova empresa indiana acaba de ser aprovada para voar

Imagem: Akasa Air

Com um contrato já assinado em novembro de 2021 com a Boeing para adquirir 72 aeronaves em duas variantes – 737 MAX-8 e a versão de alta densidade MAX 200 -, a indiana Akasa Air acaba de ser aprovada como a mais nova empresa aérea comercial do mundo.

Em comunicado nesta manhã de quinta-feira, 7 de julho, a companhia informa que recebeu hoje seu Certificado de Operador Aéreo (AOC) da Direção Geral de Aviação Civil (DGCA) da Índia.

A concessão do AOC é a etapa final do processo abrangente e rigoroso de certificação da DGCA e marca a conclusão satisfatória de todos os requisitos regulatórios e de conformidade para a prontidão operacional da companhia aérea.

Seguindo a iniciativa do governo de inaugurar uma nova era de digitalização, a Akasa Air é a primeira companhia aérea cujo processo de obtenção do AOC foi conduzido inteiramente usando a plataforma digital eGCA do governo. O processo foi concluído com a companhia aérea tendo realizado com sucesso uma série de voos de teste sob a supervisão do regulador de aviação do país.

Comentando sobre o marco significativo, Vinay Dube, fundador e CEO da Akasa Air, disse: “Somos extremamente gratos ao Ministério da Aviação Civil e à DGCA por sua orientação construtiva, suporte ativo e os mais altos níveis de eficiência em todo o processo do AOC. Agora estamos ansiosos para abrir nossos voos para venda, levando ao início das operações comerciais no final de julho. Isso iniciará nossa jornada para construir a companhia aérea mais verde, confiável e acessível da Índia”.

A Akasa Air, cujo código de companhia aérea é QP, recebeu seu primeiro 737 MAX em 21 de junho de 2022. No final deste mês de julho, a companhia aérea iniciará operações comerciais com duas aeronaves, posteriormente aumentando sua frota todos os meses.

Até o final do ano fiscal de 2022-23, a companhia aérea terá empossado 18 aeronaves e, posteriormente, 12 a 14 aeronaves a cada 12 meses, o que completará seu pedido de 72 jatos entregues em cinco anos.

Informações da Akasa Air

Sair da versão mobile