Com equipes em prontidão ao lado da pista, avião da FAB faz pouso de emergência no Aeroporto de Recife

O avião pousando em Recife, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Papa Charlie Golf

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, de Recife (PE), na manhã desta sexta-feira, 1º de novembro.

Como procedimento padrão em situações em que os pilotos declaram emergência, as equipes de emergência colocaram seus veículos nas proximidades da pista, em prontidão para qualquer imprevisto durante o pouso.

O vídeo a seguir, captado pela câmera ao vivo do canal “Papa Charlie Golf” no YouTube, mostram o momento da chegada do jato. Abaixo da gravação, leia mais detalhes sobre a aeronave.

O avião visto acima é um Hawker IU-93A, um jato executivo Hawker 800XP modificado com instrumentação especial para efetuar aferições de sinais de instrumentos de auxílio à navegação aérea.

De matrícula FAB-6050, ele é operado pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira, responsável pela inspeção e manutenção dos sistemas de navegação aérea em todo o território nacional, garantindo que os equipamentos estejam sempre em conformidade com os padrões internacionais de segurança.

Conforme dados de rastreamento online de voos, sob identificação GEIV50, o jato partiu de Petrolina (PE) às 09h15, subiu até 25 mil pés de altitude, voou até o litoral, realizou uma órbita e então seguiu no rumo de Recife, baixando até 10 mil pés de altitude. Antes da aproximação para o pouso, ainda realizou duas trajetórias circulares.

Como visto na gravação, o pouso foi concluído em segurança, às 11h00, e as equipes de emergência seguiram o Hawker IU-93A pela pista e até o pátio.

Informações preliminares indicam que o piloto teria reportado ao controle de tráfego aéreo que houve uma falha de motor, mas ainda não há confirmação oficial sobre isso.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Azul responde ao SNA sobre treinamento em escala para seus tripulantes...

0
A Azul Linhas Aéreas se manifestou em resposta ao questionamento do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) sobre supostas exigências