Com escritas na porta, pousa no Brasil o mais novo avião da Azul; veja em detalhes

Imagem: Kevin & Brian / seahawk305

Chegou ao Brasil o mais novo avião a integrar a frota da Azul Linhas Aéreas, um Cessna C208B Grand Caravan EX, para operar em sua divisão sub-regional Azul Conecta.

Após ter adquirido a TwoFlex e a transformado em Azul Conecta, a companhia seguiu usando apenas turboélices Grand Caravan já em operação, até que nos últimos meses de 2021 começou a receber os primeiros aviões vindos novos de fábrica. Na nova versão “EX”, possuem melhorias de projeto que os tornam mais eficiente, como nova hélice de 4 pás e aviônica mais moderna.

Desde então, já entraram em operação no Brasil os equipamentos registrados sob as matrículas PS-CNT, PS-CNA e PS-CNB, e agora mais uma unidade está prestes a se juntar a eles.

Como temos acompanhado desde o final de janeiro, o Grand Caravan EX de número de construção 200B5662, que já ostenta em sua fuselagem a matrícula PS-CNC com a qual será registrado, ficou pronto nos Estados Unidos e teve iniciado na semana passada o seu deslocamento de translado até o Brasil.

Imagem: Kevin & Brian / seahawk305

E após diversas paradas em sua jornada, nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, o turboélice tocou o solo em um aeroporto do nosso país, ao pousar em Belém, no Pará, pouco depois das 18h00 locais, segundo registro da plataforma RadarBox de rastreamento online.

Antes, durante sua parada de pouco mais de um dia no aeroporto Fort Lauderdale Executive, na Flórida, o avião foi fotografado em detalhes por Kevin Kadur, que compartilhou com o AEROIN as imagens que ilustram esta matéria.

Nota-se que o PS-CNC ganhou escritas em sua porta de acesso à cabine de passageiros, com informações da aeronave e assinaturas de diversas pessoas relacionadas à operação, como já visto outras vezes em novas aeronaves recebidas de fábrica pela Azul.

Imagem: Kevin & Brian / seahawk305
Imagem: Kevin & Brian / seahawk305

Agora, de forma semelhante ao que ocorreu com os aviões que chegaram antes para a companhia, este Grand Caravan deverá voar em breve para o aeroporto de Confins, na Grande Belo Horizonte, onde passará pelos trâmites de nacionalização, e depois para a base da Azul Conecta, no aeroporto de Jundiaí, interior de São Paulo, onde será submetido à Vistoria Técnica da ANAC para conclusão de seu registro no Brasil e liberação para operações comerciais.

A Azul confirmou em 2021 um pedido inicial de cinco aeronaves Grand Caravan EX, de maneira que a quinta deve ser entregue em breve, com opções para mais cinco unidades, que seriam confirmadas conforme as condições de demanda do mercado aéreo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias