Lufthansa será a única empresa aérea da Europa a levar passageiros no Jumbo

Boeing 747-400 da Rossiya Airlines – Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A única operadora de Boeing 747 da Rússia, a Rossiya Airlines, aposentará o modelo até o final de 2024. A frota da companhia aérea inclui atualmente nove Boeing 747-400.

Todas essas máquinas eram operadas pela Transaero Airlines e, após sua falência em 2016, foram transferidas para a Rossiya pelos proprietários das aeronaves, que são empresas estatais de leasing. A companhia aérea usa os Jumbos em voos charters para destinos vendidos pelo operador turístico Biblio-Globus.

Com a saída dos Jumbos na Rússia, a Lufthansa será a única companhia aérea na Europa que ainda operará o Boeing 747 como jato de passageiros em serviços regulares. Companhias como British Airways, Corsair, KLM e Virgin Atlantic já se despediram da aeronave.

Após o abandono final do 747, na frota de longa distância da Rossiya restarão 10 Boeing 777-300, que agora operam principalmente voos subsidiados de Moscou para o Extremo Oriente.

De acordo com nosso parceiro Aviacionline, a empresa Rossiya informou que o processo de aposentadoria do 747 começará em 2023 e culminará quando as duas últimas aeronaves deixarem a frota em 2024.

A companhia aérea está avaliando a substituição do 747 por aeronaves de fuselagem estreita de longo curso para encarregar-se das operações de fretamento, no entanto, a decisão final deve ser aprovada pelo Grupo Aeroflot, ao qual a Rossiya faz parte.

A frota da empresa também inclui 20 Airbus A319, oito A320 e 12 Boeing 737-800. A companhia aérea também foi designada pelo Aeroflot Group para operar aeronaves fabricadas na Rússia. A frota regional de Superjet 100 vem crescendo e passará de 66 para 87 este ano: há mais 10 aviões a serem transferidos da frota da Aeroflot, com mais 11 a serem fornecidos pela fabricante.

Além disso, Rossiya está se preparando para se tornar o operador de lançamento do novo MC-21 este ano. O primeiro avião está programado para ser entregue à companhia aérea em setembro, com mais dois chegando em novembro e um em dezembro. O Grupo Aeroflot assinou um pedido de 50 unidades do MC-21.

Quando a Rossiya se despedir do Boeing 747, a versão de passageiros deste avião deixará o mercado russo, mas a versão de carga permanecerá na frota da maior transportadora de carga do país, a AirBridgeCargo (parte do grupo Volga-Dnepr), que opera quatro 747-400F e 13 747-8F. A Sky Gates Airlines também voa dois Boeing 747-400F.

A Transaero Airlines foi a primeira operadora do lendário Jumbo Jet na Rússia, recebendo um Boeing 747-200 em julho de 2005. No final, a “Rainha dos Céus” em sua versão de passageiros terá operado na Rússia por menos de 20 anos.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias