Com grande importação de fármacos, Aeroporto de Guarulhos registra 24,7 mil toneladas de carga em abril

Aeroporto de Guarulhos – Imagem: Google Earth

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou a movimentação de 24,7 mil toneladas de cargas no mês de abril de 2023, informa a concessionária GRU Airport nesta quinta-feira, 18 de maio. No ano anterior, o total foi de 25,7 mil toneladas.

Além disso, a empresa destaca que o mais movimentado aeroporto do Brasil conquistou a certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o que o torna o primeiro do estado de São Paulo a receber reconhecimento pelas boas práticas de armazenagem de medicamentos e insumos farmacêuticos.

Do total de cargas movimentadas em abril, cerca de 11,4 mil toneladas representam itens importados e 13,3 mil toneladas são referentes à exportação.

No acumulado do ano, foram 94,2 mil toneladas de cargas com percentuais que correspondem a 52% das exportações e 42% das importações via aérea no país, consolidando o aeroporto como principal terminal logístico em termos de volume movimentado no Brasil.

Boas práticas de armazenagem

No mês de abril, a GRU Airport conquistou a certificação de “Boas Práticas de Armazenagem de Medicamentos e Insumos Farmacêuticos”. O documento atesta que a concessionária cumpre toda a legislação da ANVISA e torna-se referência no mercado.

Com isso, o Aeroporto de Guarulhos é o primeiro aeroporto no estado de São Paulo a obter esse reconhecimento, além de ser pioneiro no mercado farmacêutico internacional. A certificação foi emitida pela Anvisa, na RESOLUÇÃO-RE Nº 1.189, de 6 de abril de 2023.

Fármacos estão entre produtos mais transportados

Entre os produtos mais importados em abril estão os itens do segmento automotivo, fármaco, maquinário e eletrônico, com respectivamente 27%, 19%, 18% e 9% do Market share das cargas nacionalizadas processadas no mês de abril.

Destaque ainda para o segmento de remessas expressas, que se beneficia da extensa malha aérea de GRU e de operações dedicadas para aumentar a velocidade de entrega.

Em relação às cargas importadas em abril de 2023, o TECA (Terminal de Cargas) de GRU foi responsável por 41% de toda importação via aérea realizada no país, enquanto as exportações totalizaram 53% da movimentação via aérea em abril, segundo dados da ComexStat.

O TECA GRU é o maior complexo aeroportuário do país, localizado em uma área de aproximadamente 100 mil m² e que abriga o maior complexo frigorífico em aeroportos do Brasil, com cerca de 30.000 mil m³ de capacidade de armazenamento de importação e exportação.

As 24 câmaras frias alcançam todos os ranges de temperatura e atendem todos os tipos de produtos. Além disso, o espaço conta com 440 posições para contêineres refrigerados na importação.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias