Com infraestrutura comprometida, aeródromo de Parintins está com restrições após inspeção da ANAC

Aeroporto de Parintins – Imagem: Prefeitura de Parintins

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa que, após inspeção aeroportuária realizada no período de 23 a 24 de outubro de 2024, foram identificadas não conformidades críticas no Aeródromo de Parintins (AM), relacionadas principalmente à manutenção da infraestrutura aeroportuária.

Entre as principais irregularidades constatadas estão defeitos graves na pista de pouso e decolagem e no pátio de estacionamento de aeronaves, como trincas, desagregação e presença de material solto na superfície.

As condições verificadas na pista de pouso e decolagem de Parintins representam riscos significativos às operações aéreas, podendo ocasionar danos aos motores, pneus e fuselagem das aeronaves, especialmente as de asa fixa com motores a reação.

Apesar das ações corretivas apresentadas pelo operador do aeródromo, como a previsão de recapeamento da pista até 2 de outubro de 2025, as medidas propostas não foram consideradas suficientes para mitigar os riscos no curto prazo.

Diante do cenário apresentado e com base nos regulamentos vigentes (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil nº 153 e nº 139), a ANAC decidiu pela aplicação de restrição operacional ao Aeródromo de Parintins, visando garantir a segurança das operações aéreas. A medida poderá ser reavaliada conforme a evolução das ações corretivas implementadas pelo operador aeroportuário.

Além das condições da pista, outros problemas identificados incluem falhas na manutenção dos auxílios visuais, no sistema de drenagem e nas áreas verdes, bem como riscos associados à presença de resíduos sólidos próximos ao aeródromo, que aumentam a possibilidade de incidentes aeronáuticos envolvendo aves.

A ANAC segue acompanhando a situação do Aeródromo de Parintins e reforça seu compromisso com a segurança operacional em todos os aeródromos do país.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Operadores de Boeing 757 são aconselhados a trocar mangueiras para prevenir...

0
Os operadores de aeronaves Boeing 757 estão sendo fortemente aconselhados pela Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) a mante