Início Aviação Militar

Com jato Embraer Legacy 500, GEIV inspeciona auxílios à navegação aérea em 7 aeroportos paraguaios

Imagem: DECEA

De 10 a 22 de setembro, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira (FAB), conduziu uma abrangente inspeção nos auxílios e procedimentos de navegação aérea por instrumentos nos principais aeroportos do Paraguai.

A operação está inserida no âmbito de um Acordo de Cooperação mútua entre Brasil e Paraguai, estabelecido em conjunto pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC).

Para essa missão, foi utilizado o Legacy 500 (IU-50), uma sofisticada aeronave-laboratório equipada com avançados recursos de navegação, comunicação e vigilância aérea, além de tecnologia de ponta e sistemas embarcados de última geração.

Os aeroportos submetidos a essas inspeções foram o internacional Silvio Pettirossi, em Assunção; Minga Guazú/Guarani, na Cidade do Leste; Ayub González, em Encarnación; Luiz Argaña, em Mariscal Estigarribia; Dr. Augusto Roberto Fuster, em Pedro Juan Caballero; e Mariscal Francisco S. Lopes, em Concepção.

A tripulação foi recebida, no dia 10 de setembro, pelo Adido da Aeronáutica no Paraguai, Coronel Aviador Cláudio Antônio Rocha; pelo Chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB), Tenente-Coronel Aviador Fábio Cezar Chicarino Chaves; pelo Diretor de Aeroportos da DINAC, Ruben Aguiar; e pelo Gerente Técnico da DINAC, Jhonny Colman.

Os voos de inspeção aconteceram com duas tripulações, sendo quatro pilotos-inspetores e nove técnicos especialistas (mecânicos de voo e operadores de Sistema de Posicionamento (THD) e Sistema de Inspeção em Voo (OSIV). No total, foram realizadas 43 horas de voo de inspeção em auxílios, como Sistema de Pouso por Instrumento (ILS), Radiofarol Omnidirecional (VOR), Sistema Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão (PAPI), Sistema de Luzes de Aproximação (ALS) e procedimentos de navegação aérea.

Segundo o Comandante do GEIV, Tenente-Coronel Aviador Antonio Carlos Marins Pedroso Filho, a inspeção em voo dos auxílios paraguaios reforça os laços de cooperação e amizade com o Brasil e a ajuda mútua entre os países sul-americanos. “Demonstra os altos graus de operacionalidade e especialização da Força Aérea Brasileira no cumprimento de missões que garantem o bom funcionamento da estrutura aérea e a segurança de voo da região”, afirmou.

O Capitão Aviador Jonatas Villela Ferreira Lopes de Abreu fez um balanço da missão. “O saldo é extremamente positivo, tendo em vista que foram voadas diversas localidades e trocadas experiências e conhecimentos técnicos em total cooperação e engrandecimento para ambas equipes”, destacou o Piloto-Inspetor do GEIV.

GEIV

A unidade é responsável por aferir, medir e analisar a qualidade dos sinais dos equipamentos de auxílio à navegação aérea e homologar procedimentos de tráfego aéreo. A atividade realizada pelo Grupo é essencial para a qualidade e segurança da navegação aérea e atende padrões estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

Informações do DECEA

Leia mais:

Sair da versão mobile