Com lindas imagens, Esquadrilha da Fumaça lança vídeo com retrospectiva de 2022

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB), lançou no último final de semana a edição especial do informativo “Fumaça… Já!”, onde reúne, em vídeo, diversas imagens e conteúdos de bastidores dos principais momentos do ano de 2022, nas 60 demonstrações realizadas no Brasil e no exterior.

Bela cena do vídeo visto mais abaixo nesta matéria

Com a chegada do ano, o grupo, conhecido pelo público como Esquadrilha da Fumaça, recebeu novos integrantes na equipe, entre eles, o Capitão Fontoura, piloto #2, a Tenente Sheila, médica do Esquadrão, a Tenente Calherani, oficial de administração, o Tenente Rogério, jornalista, e o Tenente Hugo Sotana, responsável pela publicidade.

A Fumaça também retornou com as suas demonstrações em 2022, após dois anos sem se apresentar ao público por conta das restrições causadas pela pandemia. Durante os meses, alguns circuitos de apresentações foram realizados, com apresentações no sul e no Chile, com destaque para as dezenas de voos em comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil, que abrangeram o Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.

Em 2022 comemorou-se também os 70 anos do Esquadrão, celebrado inicialmente através de uma demonstração transmitida ao vivo para o público em maio, e o grande evento “Domingo Aéreo”, realizado em agosto na Academia da Força Aérea (AFA).

Para as comemorações, estiveram presentes diversas atrações nacionais, com demonstrações aéreas durante todo o dia. Além destes, os mais de 60 mil expectadores puderam assistir a duas demonstrações da Esquadrilha da Fumaça e duas da Escuadrilla de Alta Acrobacia Halcones, da Força Aérea do Chile (FACH).

Dentro da programação, houveram dois pontos altos que levantaram todo o público presente. Aeronaves A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça realizaram sobrevoos sobre a AFA, juntamente com o Embraer E195 da Azul Linhas Aéreas, enquanto outras realizavam um voo em ala com um T-6 Texan restaurado com as antigas cores da Fumaça.

Conforme pode ser assistido no vídeo mais abaixo, a esquadrilha mostra com detalhes os bastidores da utilização da fumaça colorida nas aeronaves. O feito gerou uma grande repercussão e comoção durante o Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro em Brasília-DF, até a demonstração na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no mesmo dia.

Os mecânicos da esquadrilha, carinhosamente chamados de Anjos da Guarda, explicam os desafios para que a fumaça colorida seja utilizada em uma demonstração. Etapas que exigem uma preparação da aeronave, cristalização na pintura da fuselagem e descontaminação de sistema e nova limpeza são explicadas no conteúdo.

O informativo ainda resgata cenas da implantação dos A-29 Super Tucano e os desafios alcançados, sob o comando do então comandante da AFA Coronel Gobett, na época Comandante do EDA, despedidas de pilotos e belas cenas em voo.

Ao todo, a Esquadrilha da Fumaça realizou percorreu 33 mil quilômetros, passando por 58 idade e 3 países, onde realizou 60 demonstrações e alcançando quase 1 milhão de expectadores. Com a missão cumprida durante todo o ano de 2022, o efetivo representou a Força Aérea Brasileira e os mais de 70 mil militares.

Leia mais sobre a Esquadrilha da Fumaça:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Boeing e Atlas Air celebram a entrega do último 747 da...

0
A cerimônia de entrega do último Boeing 747, junto a Atlas Air, marcou o encerramento de mais de meio século de produção.