Com novo centro de investigações de acidentes aéreos, Colômbia quer ser referência da Região

Na terça-feira (7), a Aeronáutica Civil da Colômbia (Aerocivil) anunciou o início da construção de um novo Centro de Investigação de Acidentes Aéreos – CIAA, no oeste de Bogotá. O edifício foi projetado para aprimorar as capacidades de investigação de acidentes aéreos na Colômbia e posicionar o país como líder regional em transporte aéreo.

O moderno edifício terá cinco andares e uma área total de 9.433 metros quadrados. O investimento total para a construção do CIAA será de aproximadamente US$ 9 milhões na cotação atual e a previsão é que as obras sejam concluídas em abril de 2025.

O Diretor Geral da Aeronáutica Civil, Sergio París Mendoza, destacou que o novo centro contribuirá para melhorar o conhecimento técnico, prevenir futuros acidentes e incidentes na aviação civil, bem como ajudar na conservação da vida dos usuários do transporte aéreo. Ele comentou ainda que, com as instalações modernas, ecologicamente corretas, os servidores públicos responsáveis pela investigação de acidentes terão melhores condições de trabalho.

O CIAA contará com um centro de controle de atendimento a acidentes, guarda de provas e componentes principais, áreas para inspeção de provas, salas de aula e auditório para treinamento, e áreas de apoio administrativo, jurídico e gestão documental da investigação. A conclusão do Centro de Investigação de Acidentes Aéreos da Colômbia vai colocar o país como referência em investigação de acidentes aéreos na América do Sul.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias