Início Aeroportos

Com novos voos comerciais, governo do Maranhão investe no turismo

Aeroporto de Barreirinhas – Imagem: Governo do Maranhão

Com a chegada de novos voos, a diminuição do ICMS do querosene de aviação (QAV), as obras no aeroporto de Barreirinhas, e a qualificação no atendimento ao turista, o Governo do Maranhão tem fortalecido o setor e alavancado a economia do estado. No roteiro turístico nacional, tendo o Maranhão como destino, na primeira semana de setembro foram inaugurados os voos pela Azul Linhas Aéreas em Barreirinhas e em Imperatriz, além de outras operações que serão anunciadas em breve.

A Rota das Emoções ganhou voo panorâmico que sai de Aracati, no Ceará, com destino à Fortaleza. Da capital cearense, decola para Jericoacoara, com parada em Parnaíba, no Piauí e, de lá, o voo segue para Barreirinhas e São Luís. No sentido contrário, o voo de volta sai da capital maranhense e cumpre o mesmo trajeto diariamente.

Já a cidade de Imperatriz voltou a receber voos da Azul. Os voos com destino a Belém (PA) são realizados por uma aeronave com capacidade para 70 passageiros e com frequência: às segundas, quartas, sextas e domingos.

Para o imposto de aviação, o governo reduziu o ICMS do querosene de aviação (QAV) em 2020, de 27% para 7%, incentivando o aumento da malha área para o Maranhão. Além disso, as negociações estão avançadas para a captação de novos voos nacionais e internacionais, incluindo os voos charters no destino São Luís-Lisboa, em parceria com as concessionárias dos aeroportos maranhenses.

O secretário de Turismo, Paulo Matos, afirmou que o Maranhão está em plena ampliação da malha aérea devido aos investimentos do governo em diversas vertentes. “As tratativas para a realização de novos voos, redução do QAV, a novidade de voo Barreirinhas-Imperatriz e também a Rota das Emoções despertam o interesse do turista em conhecer o estado, sem falar das gravações de novelas que estão a todo vapor, mostrando para todo o Brasil as nossas belezas”.

Aeroporto de Barreirinhas

Nos últimos meses, o aeródromo de Barreirinhas foi transformado em aeroporto municipal. Inicialmente por meio do avião Cessna Grand Caravan 208 e com o trajeto que percorre Ceará, Piauí e Maranhão (Fortaleza – Aracati – Jericoacoara – Parnaíba – Barreirinhas – São Luís), são realizados voos diários, com movimentação de 5 mil pessoas mensais.

O secretário de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), Cassiano Pereira Júnior, secretário da pasta envolvida no processo de mudança de aeródromo para aeroporto, afirma que novos municípios poderão ser beneficiados com os investimentos feitos em aeródromos do interior.

Viabilizamos a vinda do avião Cessna Grand Caravan 208 e, por meio dela, conseguimos transformar o aeródromo em aeroporto. Assim, com os voos comerciais, temos aquecido a economia local; gerando emprego, renda e desenvolvimento. Nesse mesmo processo, estamos trabalhando com o aeródromo de Balsas, levando a Azul Conecta para avaliar as pistas e analisar a viabilidade de um avião similar para a região da Chapada das Mesas“, contextualizou o secretário.

É uma conquista histórica para Barreirinhas, tanto o aeroporto como os voos comerciais que começaram a chegar. Eles vão incrementar o turismo, com foco nos Lençóis, Delta e na Rota das Emoções. Esse destino turístico, que é um dos mais importantes do Brasil, com certeza vai expandir os investimentos no entorno e facilitar o deslocamento para o nosso paraíso”, comemorou o prefeito de Barreirinhas, Amílcar Rocha.

Investimentos em infraestrutura

O governo estadual destaca a criação do programa Destino Lençóis e Delta, construída a entrada de Barreirinhas, a serpente na Litorânea, a Beira-Rio de Caxias, o mirante em Aldeias Altas, o balneário em São João do Sóter e diversas praças pelo estado, proporcionando lazer ao maranhense e visitantes.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão (ABIH-MA), Armando Ferreira, afirmou que os investimentos no turismo protagonizaram a retomada da ocupação na rede hoteleira e a realização de ações importantes, como novas obras e voos.

O que fez a diferença na retomada do turismo foram os investimentos das entidades, principalmente do governo do Estado, que garantiu as ações que já vinham desde o governo Flávio Dino. Hoje, o turismo está aquecido, as cidades maranhenses estão na moda“, afirmou o presidente.

Leia mais:

Sair da versão mobile