Início Aeroportos

Com o A321neo, Belém (PA) volta a se conectar à Europa com voos da TAP

Cena do vídeo que você assiste nesta matéria – Imagem: César Cardoso, via YouTube

A capital do estado do Pará, Belém, voltou a ter opção de voo direto de/para a Europa nesta semana, com a retomada das operações da companhia aérea TAP Air Portugal após um ano e meio de suspensão do serviço devido à crise gerada pela Covid-19.

A ligação, que até 2019 era cumprida com aviões do modelo Airbus A330-200, com cabine de dois corredores, tinha passado a ser atendida a partir de janeiro de 2020 pelo modelo Airbus A321neo, de um só corredor, e agora retorna com o mesmo tipo de equipamento, chamado de “narrow-body” (corpo estreito). Na TAP, ele é configurado com 168 assentos.

Os vídeos a seguir, publicados por Italo Barroso e César Cardoso no YouTube, mostram o pouso do jato em Belém e o batismo com jatos de água dos caminhões de bombeiro na chegada ao portão de desembarque:

O primeiro voo, identificado como TP-47, pousou no Aeroporto Internacional Júlio Cezar Ribeiro, também conhecido como Aeroporto Val-de-Cans, pouco antes das 22h00 do último domingo, dia 31 de outubro, após o jato de matrícula CS-TXE ter voado por pouco mais de 7 horas e 30 minutos desde Lisboa, capital de Portugal.

O A321neo voando a Belém no domingo – Imagem: RadarBox

O A321neo então permaneceu por um dia inteiro em solo paraense, partindo pouco depois das 22h00 da segunda-feira, 1º de novembro, de volta para Lisboa no voo TP-48, que durou cerca de 7 horas.

A partir de amanhã, os pousos e decolagens passarão a ser sempre na mesma noite, chegando às 22h00 e partindo logo depois, às 23h30. Conforme a programação aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a frequência da operação é de dois voos por semana, às quartas-feiras e aos domingos.