Com o diferente avião Beech 1900D, volta a Boa Vista a Trans Guyana Airways

Beechcraft 1900D – Imagem: Trans Guyana Airways

Voltou a operar voos de passageiros nesta terça-feira, dia 21 de dezembro, em Boa Vista, capital do estado de Roraima, a companhia aérea guianesa Trans Guyana Airways, com o diferente avião Beech 1900D.

A empresa sediada em Georgetown, capital do país que faz fronteira com Roraima e Pará ao Norte do Brasil, havia estreado suas operações para Boa Vista em dezembro do ano passado, durante o aparente controle da pandemia da Covid-19, porém, diante da nova onda da doença, suspendeu os voos no final de janeiro deste ano.

Agora, após quase um ano, a Trans Guyana está de volta ao Brasil, e a chegada à capital de Roraima foi marcada por batismo de jatos d’água dos bombeiros, conforme o vídeo a seguir:

A reestreia da rota entre Georgetown e Boa Vista foi cumprida pela aeronave registrada sob a matrícula 8R-EAR, um dos três Beech 1900D operados pela companhia. O bimotor turboélice pousou às 10h34 do horário local no voo TGY-5211 e, após pouco mais de 1 hora de solo, partiu no voo TGY-5221 às 11h49.

O voo se dirigindo a Boa Vista na manhã de hoje – Imagem: FlightRadar24

Segundo a programação de voos aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os próximos voos da Trans Guyana a Roraima acontecerão nos dias 23, 29 e 31 de dezembro, com previsão de pousos às 05h20 e decolagens às 07h00 (horários locais), sempre com os aviões Beech 1900D. A programação de 2022 ainda não foi divulgada no sistema.

O Beechcraft 1900 é um avião regional pressurizado com capacidade para 19 passageiros, que foi desenvolvido a partir do executivo Super King Air 200. Embora não seja tão conhecido aqui no Brasil, tornou-se um dos mais populares aviões de sua categoria no mundo.

Seu primeiro voo aconteceu em setembro de 1982, e 695 unidades foram construídas durante 20 anos até o encerramento da produção em 2002.

A versão 1900D foi projetada para remediar a baixa altura da cabine das versões anteriores, passando a fornecer um espaço que permite que os passageiros (ou a maior parte deles) caminhem eretos, passando a chamar a atenção por seu diferente design resultante da adaptação. É um dos dois únicos aviões de passageiros de 19 lugares no mundo com esse recurso, sendo o outro o British Aerospace Jetstream 31/32.

Com a fuselagem ampliada, resultando em mais peso e mais arrasto aerodinâmico, o 1900D ganhou motores PT6A-67D, mais potentes do que os de seus antecessores. Dos 695 aviões produzidos, 439 foram dessa versão.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Mais dois passageiros colocaram em risco sua liberdade no Aeroporto de...

0
Mais duas pessoas perderam sua liberdade no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), durante o último final de semana, após