Com ocupação de 45%, ITA dará passagens para quem teve voo cancelado

O cancelamento de voos da Itapemirim Transportes Aéreos gerou irritação de alguns clientes, mas a empresa pretende reverter a baixa ocupação.

Divulgação – Itapemirim

Em nota ao AEROIN, a Itapemirim havia informado que os cancelamentos haviam ocorrido em decorrência da readequação da malha, mas não explicou o por quê dessa readequação. Os motivos ficaram mais claros a partir de uma reportagem do blog O Capital, ligado ao jornal O Globo, que faz referência à notícia veiculada aqui em primeira mão.

Ao O Capital, Adalberto Bogsan, novo presidente da ITA, disse que “a demanda não veio na medida em que a gente estava esperando, tivemos que fazer uma readequação para ter um nível de ocupação e oferta condizente com o nosso início pois não podemos começar no prejuízo”.

A estratégia faz sentido. O blog apontou que a taxa de ocupação da ITA está em 45%, praticamente metade da média das grandes empresas aéreas tem hoje durante a pandemia, que é de 82%, segundo dados ANAC.

A redução foi mais forte em algumas rotas do que em outras (veja uma comparação de alguns voos mais abaixo), chegando a ir de sete voos semanais para apenas um ou dois voos por semana. Outros trechos, no entanto, ficaram inalterados.

A tabela abaixo mostra o antes e o depois (à direita) dos ajustes feitos pela ITA em sua malha – não estão listados todos os voos da rede, mas apenas alguns para fins de mera comparação.

Foco na confiança

A ITA está ciente de que cancelamentos são um detrator do seu trabalho e colocou em curso com um plano para recuperar a clientela afetada pela readequação.

Para tanto, a empresa já está enviando e-mail para os passageiros com voos cancelados, pedindo desculpas e oferecendo uma passagem de ida e volta gratuita para qualquer destino que a empresa voe. O voucher deverá ser utilizado em até 12 meses, e a concessão dele independe se a pessoa aceitar a nova acomodação da passagem cancelada ou o optar pelo reembolso.

Alguns leitores, que haviam entrando em contato conosco para falar do cancelamento, não receberam ainda o e-mail com o voucher da passagem bônus, mas outros receberam e inclusive ligações diretas da empresa, indicando que o contato está sendo feito aos poucos e individualizado.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Homem que se irritou e mordeu passageiro que reclinou assento pega...

0
Um homem foi condenado a três meses de prisão por má conduta a bordo de um voo da KLM de Buenos Aires para Amsterdã, na Holanda.