O avião Airbus VC-1A (modelo A319ACJ) da FAB que transportava o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva enfrentou uma situação crítica durante o voo de retorno ao Brasil, após decolar do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles (AIFA) na Cidade do México.
Segundo informações preliminares (ainda a confirmar), a aeronave apresentou uma falha técnica em um de seus motores, resultando em manobras no ar para queimar combustível antes de retornar ao aeroporto.
Após a participação do presidente na posse da nova presidente do México, Claudia Sheinbaum, o avião, que seguia rumo ao Brasil, começou a realizar voos em órbita no espaço aéreo mexicano.
De acordo com informações divulgadas pela Força Aérea Brasileira, as manobras foram realizadas para gastar o combustível, permitindo um retorno seguro e o pouso da aeronave para que outra pudesse ser utilizada para a continuação da viagem de Lula da Silva.
Embora a origem exata do problema técnico ainda não tenha sido esclarecida, a situação foi controlada e não se agravou, permitindo que o presidente fosse evacuado em segurança. Lula da Silva embarcaria em outra aeronave, que o levará de volta ao Brasil.