Com pane hidráulica, avião da Turkish interdita pista do aeroporto de Guarulhos

Reprodução YouTube — Canal Golf Oscar Romeo

Na manhã dessa segunda-feira (13), uma aeronave Boeing 777-200F (TC-LJM) cargueira da Turkish Airlines interditou uma das pistas do aeroporto internacional de Guarulhos, após o piloto ter reportado ao Centro de Controle de Brasília um problema hidráulico.

A operação de número THY-6440 decolou de São Paulo às 9h05 com destino ao Senegal, perfazendo uma rota comum da empresa aérea turca. No entanto, quando sobrevoava Minas Gerais, os pilotos decidiram retornar ao aeroporto de origem, após detectarem um problema hidráulico. Segundo é possível ouvir na conversa do piloto com o controlador, um pedido de urgência para pouso foi solicitado.

Imagem: RadarBox

Como é possível observar nas imagens do RadarBox, a tripulação comandou uma meia-volta e iniciou o procedimento de aterrissagem na pista 09L, a mais comprida do aeroporto paulista. O pouso ocorreu normalmente, quase duas horas após a decolagem, mas o avião não conseguiu livrar a pista por seus próprios meios, tendo ali parado para apoio das equipes de solo.

Segundo o GRU Airport, as operações do aeroporto não foram interrompidas pelo incidente. O aeroporto possui duas pistas paralelas e a pista 09R foi capaz de absorver o tráfego aéreo no período em que a 09L ficou fechada.

No momento em que essa matéria era escrita, a aeronave era rebocada da pista até sua posição final, onde receberá manutenção (como mostra a imagem abaixo).

Reprodução YouTube – Golf Oscar Romeo

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias