Com passageiros algemados, primeiro voo de deportados do ano chegou em Minas Gerais

O primeiro voo com brasileiros deportados do ano chegou na sexta-feira (27) em Confins, trazendo os passageiros algemados aos bancos.

Foto por BriYYZ

O voo da sexta-feira não foi apenas o primeiro de deportados de 2023, mas também o primeiro no novo Governo Lula, que em seu primeiro mandato em 2003 não autorizou mais os voos para trazer brasileiros expulsos dos EUA.

De acordo com o Departamento de Segurança Interna dos EUA, os voos de deportação têm o objetivo de repatriar brasileiros (e cidadãos de outros países) que não respeitaram as leis americanas de imigração. Os brasileiros deportados são principalmente aqueles que entraram nos Estados Unidos ilegalmente, que não obtiveram autorização para ficar, que foram condenados por crimes e que foram considerados uma ameaça à segurança nacional.

Como o AEROIN adiantou com exclusividade, voo desta semana foi realizado por um Boeing 737-300 da iAero Airways, antiga SwiftAir, uma empresa de voos fretados que tem vários contratos com o governo americano. Com pintura branca e apenas a cauda em azul com a logo da companhia, o jato pousou no início da noite no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.

A aeronave, de matrícula N529AU, decolou de Phoenix no estado do Arizona, que faz fronteira com o México, e fez paradas em Alexandria, no estado da Geórgia, em San Juan, em Porto Rico, e também parou em Manaus antes de chegar em Minas Gerais.

Até o momento, não foi informado quantos deportados chegaram neste voo, mas o número costuma ser entre 60 e 100 expulsos por voos, onde eles viajam o tempo todo algemados por motivos de segurança. A escolha de Belo Horizonte se deve ao fato de que, historicamente, Minas Gerais, principalmente nas regiões do Vale do Aço e Vale do Rio Doce, ter um grande fluxo migratório para os EUA.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

LATAM informa que alguns de seus acionistas podem realizar venda de...

0
Embora tais acionistas não tenham adotado nenhuma decisão quanto a uma potencial venda, eles confirmaram seu interesse preliminar.