Início Aeroportos

Por causa do pinhão, Afeganistão voltará a ter voos de carga

O governo do Talibã tenta trazer, o mais rápido possível, a normalidade ao setor aéreo do Afeganistão. Depois de reabrir o aeroporto de Cabul para voos internacionais, o país tenta atrair empresas aéreas e já começou a exportar produtos por avião, sendo o primeiro deles o pinhão.

© Anna Zvereva

O pinhão é a semente de algumas espécies de árvores, dentre elas os Pinheiros e as Araucárias, sendo esta última bastante comum no sul do Brasil, assim como também o consumo da semente. Por sua vez, o Afeganistão sempre teve na agricultura a sua principal fonte de exportação, embora ela tenha sido afetada ao longo dos séculos pelos conflitos por que passou, fazendo com que os agricultores locais migrassem de cultura de acordo com as regras geopolíticas.

Ainda assim, o pinhão continuou sendo um dos carros-chefe da agricultura do país, que é um dos maiores exportadores do produto. Com a saída dos EUA, o fluxo aéreo de voos regulares de passageiros e carga foi interrompido, dentre eles um voo para a Índia que tinha como principal carga o pinhão e era realizado por um avião Airbus A310.

Agora, segundo o site local Ariana News, a Câmara de Comércio Exterior do Afeganistão, sob controle do Talibã, informou que nos próximos 3 ou 4 dias serão restabelecidos os voos de carga no país, sendo que o primeiro será dedicado exclusivamente a exportar o pinhão. Não comentou-se o destino do voo, mas entende-se que seja a Índia.

Enquanto isso, outros voos seguem escassos. No momento apenas a Qatar Airways e a Pakistan International Airlines (PIA) têm feito voos regulares de passageiros para o Afeganistão, além das empresas nacionais Kam Air e Ariana Afghan Airlines. Tais voos levam passageiros, mas seus porões também ajudam no transporte de cargas de e e para Cabul.

Pinhão já pronto para consumo © Pixabay
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile