Com presença do Presidente da República, foi inaugurada hoje a modernização de 4 aeroportos em MT

Aeroporto de Cuiabá – Imagem: Divulgação COA

A concessionária Centro-Oeste Airports (COA) informa que apresentou hoje, 31 de julho, a modernização e ampliação do Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, em Várzea Grande, Mato Grosso.

Além da apresentação do principal aeroporto do estado, a ocasião também marcou a inauguração oficial dos novos terminais de passageiros dos aeroportos de Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, todos sob administração da concessionária, e que, juntos a Cuiabá, receberam investimento de R$ 570 milhões.

O evento de inauguração contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; do Ministro dos Transportes, Renan Filho; do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro; do Ministro da Casa Civil, Rui Costa; do Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, entre outras autoridades municipais, estaduais e federais.

Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon

A principal porta de entrada do estado foi completamente modernizada e ampliada, resultando em um terminal de passageiros mais amplo, moderno e funcional, com expansões em todos os setores, com destaque para as áreas de embarque e saguão, que tiveram grande aumento em seu espaço físico. A sala de embarque aumentou cerca de 39%, enquanto o saguão de embarque teve incremento de espaço de 21%. Já o embarque remoto cresceu aproximadamente 48%.

Além da ampliação, a modernização trouxe novas estruturas para o aeroporto, como nova escada rolante, dois novos elevadores de carga e três novas esteiras para a restituição de bagagens, e uma nova ponte de embarque está sendo implantada.

Outro ponto de destaque é a implantação de novos sistemas como o de climatização, controle de infraestrutura e operação aérea, além de comunicação com os passageiros, com um novo sistema de informação de voos.

A prestação de serviço ao passageiro também evoluiu com a reformulação do mix comercial do terminal, que conta com uma nova praça de alimentação na Sala de Embarque e a implantação de 15 novas operações, além da chegada de dez grandes marcas, como Fran’s Café, Subway, Rei do Mate, Casa do Pão de Queijo, American Day, Nutty Bavarian e Chilli Beans.

Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, de Sinop

Com nova estrutura quase 300% maior do que o anterior, o terminal oferece mais eficiência, segurança, conforto e comodidade para todos os seus usuários.

Segundo a COA, as mudanças no local são superlativas: o terminal de passageiros passa de 1.545 m² para 6.049 m², ampliação que beneficiou todas as áreas internas do empreendimento, como a sala de embarque, que aumentou de 420 m² para 1.160 m², e a área de desembarque, que saltou de 120 m² para 820 m².

Todas as outras estruturas foram aprimoradas e modernizadas, com destaque para climatização, controle de infraestrutura, informação de voo, comunicação e segurança operacional. 

Aeroporto Piloto Osvaldo Marques, de Alta Floresta 

Os principais destaques do novo terminal ficam pelo espaço 120% maior do que o anterior, com uma sala de desembarque 200% mais ampla e muito mais confortável, além da qualificação das infraestruturas e da elevação da segurança operacional.

O novo terminal de passageiros possui 2.153 m², substituindo o anterior, cujo tamanho era de 980 m². A sala de embarque passou de 130 m² para 390 m² e, no desembarque, o espaço passou de 130 m² a 292 m².

As áreas mais amplas do novo aeroporto dão conta de mais conforto e sobretudo contribuem para uma melhor experiência de viagem, pois os passageiros também contam com modernos sistemas de climatização, de informação de voo, de comunicação e de segurança.

No lado ar, dentre as melhorias, a COA destaca a ampliação da faixa de segurança, a disponibilização de novas áreas de segurança no final da pista e a implantação de PAPIs (indicadores visuais de trajetória de precisão para aproximação ao pouso) e ampliação do pátio de aeronaves, garantindo aumento da capacidade operacional e incremento na segurança operacional.

Aeroporto Maestro Marinho Franco, de Rondonópolis

O novo terminal de passageiros do aeroporto tem mais que o dobro de tamanho do anterior – passou de 993 m² para 2.384 m² –, gerando mais conforto e uma estrutura muito mais moderna, com mais segurança operacional.

A sala de embarque, por exemplo, aumentou em 252%, saindo de 109 m² para 384 m². A sala de desembarque também aumentou consideravelmente: de 89 m² para 295 m². Há, também, melhorias estruturais importantes e que geram mais comodidade e conforto, como o aumento no número de sanitários – de 4 para 12, sendo 6 deles acessíveis – e a modernização dos espaços.

O novo terminal conta com melhores sistemas como de ar-condicionado, de controle de infraestrutura, de informação de voo e de comunicação.

Com foco em segurança operacional, todo o lado ar foi revitalizado: pavimentos, faixa de segurança e um novo pátio, que foi ampliado com pavimento em concreto. As melhorias trazem aumento da capacidade operacional e incremento na segurança do empreendimento.

Sobre o evento, Marco Migliorini, Diretor Presidente da Centro-Oeste Airports, falou:

“Esta é uma ocasião muito especial e como diretor-presidente da COA tenho a honra de recebê-los na inauguração das obras da ampliação e modernização dos quatro aeroportos que administramos em Mato Grosso, por onde passam, anualmente, cerca de três milhões e meio de passageiros. Este é um momento histórico para a COA e para o Brasil, pois somos a primeira empresa 100% nacional a vencer um leilão de concessão federal. Por isso, mais que celebrarmos a qualificação da infraestrutura aérea, estamos reconhecendo o fortalecimento e comprometimento de uma empresa brasileira”.

Em relação ao trabalho nos aeroportos, Marco disse:

“Desde o começo, o nosso compromisso foi entregar infraestrutura de qualidade e que estivesse à altura de Mato Grosso, um estado pujante e com a maior economia do centro-oeste. Lar de um povo trabalhador e que, agora, ostenta estes novos aeroportos não apenas como portas de entrada e saída, mas, também, como símbolos do potencial ilimitado da região.

Ao todo, foram investidos cerca de R$ 570 milhões nos quatro empreendimentos. No Aeroporto Marechal Rondon, realizamos a requalificação total do terminal de passageiros, com ampliação e modernização de todos os espaços e atualizações importantes e comodidade e conforto. Nos outros três importantes empreendimentos, construímos, do zero, estruturas muito maiores e melhores. Todos com modernos sistemas de climatização, informação de voo, comunicação e segurança, além de novas áreas comerciais.

A tarefa de requalificar os quatro aeroportos foi monumental, no entanto, com trabalho em equipe ao lado do poder público, transformamos este desafio em uma oportunidade de mostrar nossa capacidade e resiliência”.

Com o trabalho realizado, sobre os benefícios e resultados alcançados com as entregas, Migliorini destaca alguns dos principais pontos:

“Já estamos colhendo os frutos reais do trabalho realizado, pois em recente pesquisa de satisfação do Ministério de Portos e Aeroportos o nosso Aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande saltou do último lugar entre os 20 maiores aeroportos do Brasil para o quarto lugar na satisfação geral dos usuários”, finaliza Migliorini.

Informações da COA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias