Com problema na indicação de velocidade, pilotos desviam E195 da Azul

Azul Linhas Aéreas
Embraer E195 da Azul Linhas Aéreas, semelhante ao envolvido na ocorrência

Em voo regular de passageiros, uma aeronave da Azul Linhas Aéreas sofreu problemas técnicos relacionados ao indicado de velocidade e os pilotos precisaram desviar o jato, no último dia 16 de março.

Escalado para realizar o voo AD2782, o Embraer E195, registrado sob a matrícula PR-AYK, decolou do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino à cidade do Rio de Janeiro, com 90 passageiros e 5 tripulantes.

De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e também dados da plataforma RadarBox online de rastreio de voos, a aeronave partiu às 11h28 locais.

No entanto, durante a subida inicial, os pilotos receberam através do EICAS (Sistema que apresenta indicações do motor e também demais alertas à tripulação) a mensagem ‘Air speed indication #LH”, informação essa relacionada a um problema com a indicação da velocidade do ar (velocidade aerodinâmica do avião).

Com a falha ou mau funcionamento de tal, os pilotos iniciaram os procedimentos e checklist (lista de verificação) previstos nos manuais da aeronave e decidiram alternar o voo para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

Dados do RadarBox captaram a trajetória da aeronave desde a decolagem até a curva sobre a cidade de Salesópolis, interior de São Paulo, a 15 mil pés (cerca de 4,57 km) de altitude.

Trajetória da aeronave envolvida na ocorrência – Imagem: RadarBox

O pouso aconteceu sem novas intercorrências cerca de 40 minutos após a decolagem em São Paulo, às 12h09 locais, pela pista 33 do aeroporto campineiro. O jato permaneceu em solo até a noite do mesmo dia, tendo realizado um novo voo para o Rio de Janeiro sem novos reportes de falha semelhante.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias