
Pela oitava vez, a novela da reforma do Aeroporto Lauro Kortz, de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, ganha novo capítulo após mais uma vez receber sinal para manter sua interdição.
A informação veio a público após o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), através da plataforma AISWEB, publicar um NOTAM (Aviso ao Aeronavegante), de numeração E0140/22, comunicando a continuidade do fechamento do aeroporto até 31de março.
Em entrevista para a Rádio Uirapuru, o deputado estadual Mateus Wesp (PSDB) alega que o motivo do aeroporto se manter interditado é por conta de um problema de energia identificado nos PAPIs (Indicadores de Percurso de Aproximação de Precisão), as luzes brancas e vermelhas que ficam ao lado da pista próximo ao ponto de toque.
O sistema de iluminação indica aos pilotos se a aeronave em aproximação está na altura adequada para o pouso.
O problema foi identificado após uma recente vistoria do 2° Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA).
Segundo o parlamentar, as expectativas são de que as operações sejam retomadas antes de 31 de março e que os voos retornem já nos próximos dias.
Como informado anteriormente pelo AEROIN, a reforma da pista já foi concluída, incluindo a instalação de novos equipamentos de segurança, como o sistema de balizamento luminoso que auxilia a navegação área e permite a operação por instrumentos.
O cronograma em andamento inclui também reformas no pátio das aeronaves, que comportará de quatro a cinco aeronaves, o dobro da capacidade atual, e um novo terminal de passageiros, que passará dos atuais 300 metros quadrados para mais de 2 mil metros quadrados, incluindo edificações acessórias.
A inauguração do novo terminal de passageiros está prevista para o dia 19 de fevereiro.