Com reabastecimento em clareira, H-60L da FAB conclui evacuação aeromédica de indígena

Imagem: 7º/8º GAV – Esquadrão Hárpia / Força Aérea Brasileira

Na última quarta-feira (11), a Força Aérea Brasileira (FAB), através do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) – Esquadrão Hárpia, sediado na Base Aérea de Manaus (BAMN), realizou uma Evacuação Aeromédica (EVAM) de uma indígena gestante.

O resgate foi realizado na comunidade Wanapiki, localizada no Polo-Base Parima, próximo à região de Surucucu, no estado de Roraima (RR). A paciente encontrava-se com sérias complicações no parto, que geravam risco de morte tanto à mãe quanto ao bebê.

A missão foi solicitada pelo Ministério da Saúde e coordenada pelo Ministério da Defesa, que acionou o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). A operação foi realizada com um helicóptero H-60L Black Hawk da FAB.

Imagem: 7º/8º GAV – Esquadrão Hárpia / Força Aérea Brasileira

Após quatro horas de voo, tendo que realizar reabastecimento por plotter em clareira (processo de transferir combustível de um reservatório externo para a aeronave), devido ao mau tempo, o helicóptero chegou à comunidade. A paciente foi extraída e transportada a Boa Vista (RR), onde uma ambulância aguardava a sua chegada para a remoção até o hospital, no qual recebeu cuidados médicos.

O Comandante do 7º/8º GAV e piloto da aeronave, Tenente-Coronel Aviador Michelson Abrahão Assis, falou sobre o resgate: “As dificuldades logísticas aliadas à meteorologia adversa, inerentes à Região Amazônica, tornam a missão de salvar vidas um desafio extremamente gratificante”, relatou.

EVAM

Evacuação Aeromédica (EVAM) é a Ação que consiste em empregar meios de Força Aérea para remover e transferir pessoas feridas ou doentes para locais onde possam receber assistência médica adequada.

Imagem: 7º/8º GAV – Esquadrão Hárpia / Força Aérea Brasileira

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Companhia uzbeque lança uma incomum venda de jatos soviéticos

0
A companhia aérea de bandeira do Uzbequistão, a Uzbekistan Airways, está em processo de modernização de suas operações. Para isso, está