Início Aviação Militar

Com saltos do C-130 e C-17, Sargento brasileiro forma-se Mestre de Salto com distinção na Airborne School

Imagem: Exército Brasileiro

Um sargento do Exército Brasileiro (EB) realizou os cursos Básico Paraquedista e Mestre de Salto em uma das escolas militares mais prestigiadas do Exército dos Estados Unidos, a Airborne School. O Segundo Sargento Júlio Webert Brune do Rosário representou o EB e concluiu com distinção honrosa o Jump Master Course.

Dos 480 militares que iniciaram o Curso Básico Paraquedista, apenas 383 conseguiram concluí-lo. Eles receberam distintivos, certificados e tornaram-se paraquedistas do Exército Americano. Entre eles, dois estrangeiros participaram da formação, o sargento brasileiro e outro sargento da Moldávia. O curso teve a duração de 3 semanas, divididas em semana de solo, semana de torre e semana de salto. 

Na Semana de Solo, os alunos aprendem as técnicas de saída da aeronave e pouso no solo. Na Semana de Torre, foram ministradas as instruções práticas que visam à aquisição dos reflexos necessários para a segurança de todos os procedimentos aeroterrestres. Durante a Semana de Salto, todos os conhecimentos foram aplicados na prática, com foco na liderança, autoconfiança e espírito agressivo. Ao todo, foram realizados cinco saltos semiautomáticos das aeronaves C-130 Hércules e C-17 Globemaster. Ao concluir o curso, o militar está qualificado para o uso de paraquedas em infiltração de combate.

Após concluir o Curso Básico, o sargento brasileiro realizou o Curso de Mestre de Salto (Jumpmaster). Esse curso capacita o militar para o lançamento de pessoal e de material a partir de aeronaves em voo. O mestre de salto também realiza a inspeção dos paraquedistas, das aeronaves e das cargas mobilizadas em operações aeroterrestres. Além disso, ele atua na formação de novos paraquedistas.

Dos 50 militares que iniciaram o Curso de Mestre de Salto, apenas 19 foram capazes de concluí-lo. O Segundo-Sargento Webert obteve o primeiro lugar geral no curso e graduou-se com distinção honrosa (Distinguished Honor Graduate).

Atualmente, o brasileiro serve no Centro de Instrução Paraquedista, onde utiliza os conhecimentos adquiridos na Airborne School para formar novos aerocombatentes e para aperfeiçoar os processos de ensino e especialização da tropa paraquedista.

Informações do Exército Brasileiro

Leia mais:

Sair da versão mobile