Com saudade do serviço de bordo, homem recria refeições de voos em sua casa

United Serviço de Bordo Refeição

Para se ocupar em casa durante seu isolamento na pandemia do coronavírus, um homem nativo de Glasgow, no Reino Unido, recriou algumas refeições servidas a bordo de aeronaves, relembrando, assim, dos voos que já havia realizado.

Segundo uma entrevista concedida à CNN Travel, Nik Sennhause sempre esteve a bordo de aeronaves viajando, tendo estado a primeira vez dentro de um avião aos cinco anos de idade. Ele conta que cresceu entre a Áustria e a Tailândia, então pegava um voo a cada dois ou três meses.

Para Nik, estar a bordo de uma aeronave sempre significou estar em ‘casa’, já que seus pais eram da Tailândia, tinha irmãs nos Estados Unidos e Suíça e um irmão na Espanha. O rapaz conta suas primeiras memórias de quando realizava voos de longas distâncias quando criança e das experiências na hora de se alimentar do serviço de bordo.

“Era o único lugar onde, quando criança, eu comia a refeição inteira sem questionar. Em casa, minha mãe tinha que me forçar a comer coisas, mas no avião eu simplesmente comia tudo o que me davam. Lembro-me de entrar no avião e ficar ansioso pela comida”, lembra Sennhause.

Com o início da pandemia da COVID-19, grande parte dos voos de passageiros acabaram sendo cancelados devido ao fechamento de fronteiras e baixa demanda, colocando a paixão de Nik em risco.

Para manter-se ocupado na situação atual e relembrar dos sabores que eram sentidos somente quando podia-se voar, Nik teve a ideia de recriar refeições de algumas companhias aéreas que já havia voado.

Realizando pesquisas na internet para saber quais tipos de pratos, talheres e até xícaras de café são servidos a bordo, Nik reproduz os pratos com riqueza de detalhes, servindo a si próprio, assim como uma comissária serve seus passageiros em altitudes de cruzeiro.

“As refeições não são apenas para o Instagram ficar bonito; elas têm que ter um gosto bom também, porque são, na verdade, nossas refeições de domingo e eu tenho que alimentar meu marido, portanto, elas precisam ser comestíveis”, disse Sennhauser. “Então, eu realmente tive que consultar livros de receitas e a Internet para todas essas receitas e aprendi a cozinhar todas essas coisas diferentes.”

Recriando pratos que são servidos a bordo das mais variadas companhias do mundo, como Lufthansa, Thai Airways, Austrian e ANA, Nik faz desde omeletes japoneses até caril tailandês, tendo ainda como prato preferido o ‘Wiener Schnitzel’, um dos pratos mais famosos da cozinha austríaca e que era servido nos voos da Austrian Airlines.

“Tendo crescido na Áustria, o wiener schnitzel é um dos meus pratos favoritos de todos os tempos, então eu o recriei, junto com uma salada de batata, salada de pepino e musse de chocolate”, disse Sennhauser.

O cozinheiro e avgeek possui uma pequena comunidade nas redes sociais onde compartilha seus pratos com outros usuários que também têm grande interesse por tal paixão.

“Ele reúne pessoas que têm os mesmos interesses e permite que você faça coisas como esta, onde alguém em Viena pega alguns pratos, os coloca em uma caixa, os envia e eles chegam em Glasgow, onde outra pessoa pode cozinhar e preparar a comida daquele voo, e depois tirar uma foto e colocar nas redes sociais”, explica.

Companhias aéreas se reinventando

Para superar e aliviar os prejuízos causados pela crise pandêmica da COVID19, companhias aéreas têm inovado cada vez mais para conseguir rendas extras, levando a seus clientes refeições que são servidos a bordo, como é o caso da All Nippon Airways (ANA) que ofereceu aos seus clientes jantares de luxo a bordo de um de seus Boeings 777-300ER, que estão estacionados no pátio no Aeroporto Internacional de Tóquio.

A primeira companhia aérea que começou a oferecer uma experiência gastronômica com aeronaves em solo foi a Singapore Airlines, que oferecia um restaurante temporários a bordo de dois superjumbos Airbus A380 estacionados no aeroporto de Changi.

Além da British Airways que lançou entregas a domicílio de menus da Primeira Classe de seus voos, a Finnair começou a vender refeições prontas inspiradas nos serviços da Classe Executiva em um supermercado na cidade de Vantaa, Finlândia, e também via delivery.

Leia a seguir as matérias sobre experiências com comidas servidas a bordo.

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias