Início Aviação Militar

Com surpresa, sobrevoo de diversas aeronaves marcou o aniversário do Rei Charles III no final de semana

Imagem: RAF

Aeronaves da Marinha Real, do Exército Britânico e da Força Aérea Real (RAF) participaram de um marcante sobrevoo para o Desfile de Aniversário do Rei, marcando o primeiro sobrevoo de aniversário de Sua Majestade o Rei Charles III.

Nota: apesar do evento oficial nesta data, o aniversário de Charles será em 14 de novembro.

70 aeronaves voaram acima das multidões no The Mall e sobre o Palácio de Buckingham, observadas por Suas Majestades, o Rei e a Rainha, ao lado de outros membros da Família Real.

Além do tradicional sobrevoo da esquadrilha Red Arrows da RAF, com fumaça nas cores da bandeira do Reino Unido, o ponto alto foi a surpresa da passagem de 18 caças Eurofighter Typhoon formando as letras C e R, em alusão a Charles Rex, pois ‘Rex’ significa ‘Rei’ em latim:

As aeronaves de 15 locais diferentes em todo o Reino Unido se juntaram ao sudeste da Inglaterra antes de voarem pela capital.

“Estamos muito orgulhosos de poder mostrar nossas capacidades ao nosso Comandante-Chefe, nesta ocasião histórica para Sua Majestade o Rei. Fornecemos uma homenagem adequada e apropriada ao nosso monarca, foi um verdadeiro espetáculo para o Reino Unido e a Commonwealth”, disse o Air Chief Marshal Sir Rich Knighton, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Real.

O evento contou com uma mistura de aeronaves que vão desde o Voo Memorial da Batalha da Grã-Bretanha que remonta à década de 1940 e o C-130 Hercules em seu último voo cerimonial antes de se aposentar do serviço, até vários caças a jato Typhoon e o Airbus A330MRTT Envoy IV CC1, fazendo sua estreia no flypast.

Voo Memorial da Batalha da Grã-Bretanha – Imagem: RAF
Imagem: RAF
P-8 Poseidon e caças Typhoon – Imagem: RAF
A400M (à esquerda) e A330 Voyager – Imagem: RAF

O evento culminou com um show espetacular de vermelho, branco e azul dos pilotos do Royal Air Force Aerobatic Team, os Red Arrows, que se juntaram ao mais novo avião da RAF, o Envoy.

Imagem: RAF

Um sobrevoo de tamanho semelhante foi planejado para a coroação do rei, em maio passado, mas foi reduzido devido às más condições climáticas. Portanto, este sobrevoo de aniversário foi aumentado em tamanho para homenagear o novo Monarca.

“É uma grande honra fazer parte das comemorações do Aniversário de Sua Majestade o Rei, onde o Flypast é uma oportunidade para mostrarmos precisão e excelência de formação no ar, ao nosso Comandante-Chefe nesta ocasião especial. O sobrevoo consistiu em recursos rotativos de todos os três Serviços, aeronaves de treinamento do Grupo No.22, além de aeronaves do Grupo No.1 das Forças Aéreas de Mobilidade Aérea, ISTAR e Combate. O Voo Memorial da Batalha da Grã-Bretanha refletiu nossa orgulhosa herança, e também houve uma ‘Formação de Assinatura’ especial para homenagear Sua Majestade o Rei, imediatamente antes dos icônicos Red Arrows, disse o Air Vice-Marshal Mark Flewin
Comandante Oficial da Aeronáutica do Grupo No.1.

As aeronaves das Forças Armadas têm uma longa e orgulhosa história de participação nesta ocasião, com o primeiro Sobrevoo do Aniversário do Rei ocorrendo em 1913.

Muitas das aeronaves que participaram do sobrevoo estiveram envolvidas em operações em todo o mundo neste ano, incluindo a missão de policiamento aéreo da OTAN na Europa Oriental e a evacuação de cidadãos britânicos do Sudão.

Sair da versão mobile