Início Aviação Militar

Com Trump a bordo, Jumbo faz passagem baixa antes de corrida da NASCAR

Foto: USAF/US ANG by Tech. Sgt. Matt Hecht

O Boeing 747-200 mais famoso do mundo foi uma das estrelas da corrida mais famosa da NASCAR: as 500 milhas de Daytona, na Flórida.

A aeronave de uso presidencial americano designada VC-25A fez uma passagem baixa antes do pouso no Aeroporto de Daytona Beach, que fica ao lado do autódromo Daytona International Speedway, onde a prova da categoria NASCAR é realizada anualmente.

Esta passagem realizada hoje, 18 de fevereiro de 2025, foi feita a pedido de Donald Trump, que estava passando o final de semana em West Palm Beach, mais ao sul do estado, onde chegou a visitar um 747-8i em configuração VIP para avaliação do futuro” Air Force One”, e decidiu ir para Daytona assistir à corrida antes de retornar à Washington D.C.

Em 2020, uma outra passagem baixa do Força Aérea Um foi feita em Daytona, mas não pode ser repetida no ano seguinte pelas restrições do evento por causa da pandemia do coronavírus.

Com a apresentação de hoje, será a terceira vez que um presidente americano assiste à corrida que abre a temporada da NASCAR, a categoria automobilística mais popular nos EUA. E o público de hoje em Daytona foi ao delírio com a passagem do avião presidencial:

A passagem também foi gravada por Dan Scavino, um dos assistentes de Donald Trump na Casa Branca, e que estava a bordo do 747:

Esta será a primeira prova da NASCAR do piloto brasileiro Hélio Castroneves. O evento também foi marcado pelas passagens dos caças F-16 Falcon do esquadrão de demonstração aérea da Força Aérea Americana, os Thunderbirds: