Início Aviação Executiva

Com vários Jumbos, jatos presidenciais começam a chegar para o funeral da Rainha

A última despedida à Rainha Elizabeth II contará com a presença de vários líderes mundiais, numa reunião igualmente rara de dezenas de aviões presidenciais.

Foto por Eric Bannwarth

O velório fechado para chefes de estado será no dia 19 (segunda-feira), mas alguns líderes já chegaram a Londres e, para isso, têm utilizado o Aeroporto de Stansted, mais distante do centro da capital britânica do que o Heathrow, mas também de fácil acesso até o local onde ocorre a cerimônia.

Um dos primeiros jatos a chegar foi o Boeing 747-400 do Omã, levando a bordo o Sultão Haitham bin Tariq. Em seguida, chegou outro Jumbo, mas do modelo 747-8 com o Sheik Tamim bin Hamad Al Thani, Emir do Catar. Esta aeronave em específico tem a mesma pintura da companhia de bandeira do país, a Qatar Airways, mas é operada por pilotos do governo através de um esquadrão especial que reporta diretamente ao Emir.

Outro que chegou foi o Airbus A330 (KC-30) da Real Força Aérea Australiana, com vários representantes do governo da Austrália, que é parte da Commonwealth, a Comunidade Britânica de Nações, que agora tem o Rei Charles III como seu monarca.

O quarto avião foi o do Gabão, com o Presidente Ali Bongo Ondimba a bordo. Trata-se de um jato executivo de longo alcance do modelo Gulfstream G650. Em quinto está outro Jumbo 747-400, desta vez do Sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Primeiro Ministro dos Emirados Árabes Unidos e Emir de Dubai.

O Canadá, apesar de também ser membro Commonwealth, enviou, por enquanto, apenas o Primeiro Ministro Justin Trudeau e uma pequena comitiva a bordo de um avião executivo Bombardier Challenger. Confira todo os registros até o momento:

O Brasil terá Bolsonaro a bordo do Airbus A319ACJ presidencial. Os EUA já enviaram dois Boeing 757-200 (C-32A), mas não está claro se o Presidente Joe Biden ou sua vice, Kamala Harris, estariam a bordo, já que o par de jatos ainda não havia pousado no momento da publicação desta reportagem.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile