Com vento de cauda em Congonhas, pilotos desistem do pouso a instantes do toque; assista à bela cena

O A320 em Congonhas, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Mais uma bonita cena de uma arremetida, que talvez possa até ser considerada uma rejeição de pouso, foi captada nesta última segunda-feira, 13 de fevereiro, no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, durante live promovida pelo canal Golf Oscar Romeo no YouTube.

O Airbus A320 de matrícula PR-MHZ, da Latam, chegava a São Paulo no voo 3117, proveniente de Goiânia, mas os pilotos optaram por não completar o pouso quando estavam a instantes de tocar a pista 35L.

Veja a seguir a gravação, que também mostra outras arremetidas efetuadas naquela mesma tarde:

Como foi possível acompanhar nas imagens acima, o piloto da Latam reportou que a aeronave recebeu um pouco de vento de cauda, por isso houve a decisão por não prosseguir com o procedimento.

Aviões pousam preferencialmente com vento de proa (vento vindo pela frente), pois essa condição permite menor velocidade de aproximação. Assim, quando há vento de cauda, fazendo com que haja maior velocidade ou desestabilização, os pilotos podem optar por arremeter, especialmente no caso de pistas mais curtas, como a de Congonhas, que tornam mais restrita a distância para frenagem.

Como comentado acima, provavelmente essa arremetida se caracterizou como um pouso rejeitado, pois esse é o nome dado quando realizada após o “flare” (arredondamento). Do flare em diante, a potência dos motores já foi reduzida, fazendo com que sejam necessários procedimentos um pouco diferentes em relação à arremetida feita durante a aproximação.

De qualquer maneira, tanto a arremetida quanto a rejeição de pouso são procedimentos padronizados e frequentemente treinados pelos pilotos, garantindo maior segurança aos voos diante de qualquer situação fora do comum, como ocorrido no caso visto acima.

Os pilotos do voo 3117 retornaram o A320 para Congonhas após cerca de 20 minutos e completaram o pouso.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Ativistas invadem o pátio e vão em direção a um avião...

0
Um protesto de ativistas do grupo "No CPR" atrasou a partida de um voo da Royal Air Maroc no aeroporto de Milão, em 20 de março.