Início Variedades

Levando vítima, ouça a comunicação do ‘Águia 18’ para cruzar o aeroporto de Viracopos

O helicóptero se aproximando de Viracopos, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Uma interessante gravação feita nessa semana no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), um dos mais movimentados do Brasil, permite acompanhar as comunicações e procedimentos adotados quando um dos “Águias”, como são chamados os helicópteros da Polícia Militar, precisa cruzar sobre o campo de pouso.

No início do vídeo apresentado a seguir, captado pela câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, já é possível ouvir o piloto do “Águia 18” (Águia Uno Oito) informando que decolou de um local em Indaiatuba (SP), cidade logo ao lado de Viracopos.

Logo depois, pode-se acompanhar as demais mensagens de comunicação e o helicóptero se aproximando para o cruzamento do aeroporto:

Como visto nas cenas acima, gravadas por volta das 15h00 da terça-feira, 27 de dezembro, um avião se aproxima para pouso pela pista 15 quando o piloto do Águia faz contato com a Torre de Controle do aeroporto de Campinas.

O piloto informa estar em uma missão de defesa civil, com cinco pessoas a bordo, incluindo uma vítima, e com intenção de cruzar o aeroporto de Oeste para Leste (de “whiskey” para “echo”) para prosseguir até o hospital da Unicamp, localizado em Campinas.

Para evitar conflito de tráfego aéreo, a controladora de tráfego da Torre orienta que o Águia aguarde no setor Oeste até que a aeronave em aproximação complete seu pouso.

Assim que o pouso é feito, a controladora volta ao contato com o piloto do helicóptero e o autoriza a realizar o cruzamento na vertical do aeroporto de Viracopos, solicitando que reporte quando estiver no lado oposto. Nesse momento, a gravação já mostra o helicóptero se aproximando.

Após efetuar o cruzamento, o piloto informa à controladora que concluiu o procedimento, e é então instruído a monitorar a frequência da Torre de Controle enquanto ainda estiver na área de controle.

Desse momento em diante, é possível acompanhar o helicóptero prosseguindo rumo à Unicamp até desaparecer no horizonte.

O Águia 18 é o helicóptero Helibras AS 350 B2 Esquilo registrado sob a matrícula PR-SPE, que fica baseado na região de Sorocaba (SP).