Com voo cancelado, casal aluga caminhão para chegar à sua casa 900 km distante

O cancelamento massivo de voos da Southwest Airlines, nos últimos dias, fez com que um casal tomasse uma decisão não-usual e alugasse um caminhão para chegar à sua casa, a 900 km de distância.

Imagem: Kentaro Iemoto via Wikimedia Commons

Tudo começou quando Russ Melchert e sua esposa viajaram de Kansas City para Dallas, a fim de ver um jogo de futebol americano da universidade onde de formou, a Oklahoma University, contra a Universidade do Texas. Torneios universitários movimentam muito o turismo nos EUA e esse foi um final de semana cheio de eventos Dallas. Para sorte de Russ, a sua universidade venceu o jogo por 55 a 48.

A felicidade durou pouco, pois Russ tinha que retornar no domingo, depois do almoço, para a sua cidade, a tempo de descansar e voltar ao trabalho na segunda-feira. Porém, ao chegar no aeroporto Love Field, em Dallas, pouco depois do meio-dia, viu o caos instalado na Southwest Airlines, empresa aérea escolhida para a viagem.

No dia anterior, a empresa já tinha cancelado 800 voos, e domingo foram mais 1.000. Ao todo foram 34% dos voos previstos foram cancelados, criando um verdadeiro caos na empresa, principalmente na sua sede e terra natal, que é Dallas no Texas.

Vários motivos causaram o caos na Southwest no final de semana, dentre eles um protesto de pilotos que se recusaram a vacinar e não querem ser demitidos por isso.

Distância por chão e por ar entre as duas cidades – Google Maps

A única opção que sobrou para Russ e sua esposa foi olhar a outras opções, já que com a Southwest eles chegariam em Kansas City apenas na segunda-feira, quando tinham voos com vagas disponíveis.

O casal pesquisou em outra empresa aérea, mas seriam $ 1.800 dólares na passagem comprada de última hora, muito fora do orçamento. Então, eles foram até as locadoras de carros e tomaram um susto: não existiam carros disponíveis para aluguel em toda região metropolitana de Dallas, boa parte desse cenário causada pela paralisação da Southwest.

Sem muita opção, eles tiveram uma ideia: ir até a U-Haul mais próxima. A empresa também aluga veículos, mas não carros, apenas pequenos caminhões.

Divulgação – U-Haul

Nos EUA, a legislação de trânsito permite que o motorista dirija veículos maiores como RAM 2500 ou até uma Ford F650 de 6 toneladas e 8 metros de comprimento, desde que seja para fins não-comerciais, algo não permitido no Brasil, que exige carteira C ou D para estes veículos, devido seu peso e capacidade de carga.

Com isso, a U-Haul oferece estes pequenos caminhões, além de camionetes, trailers e vans para aluguel e uso privado, focado em quem quer fazer mudanças ou precisa de um veículo de trabalho temporariamente.

Segundo a WSVN, TV afiliada da FOX, o casal gastou $900 dólares para alugar o caminhão, abastecer e se alimentar no caminho de 560 milhas (901 km) entre Dallas e sua casa em Kansas City.

Foram 9 horas dirigindo o caminhãozinho, que não é muito confortável, mas segundo Russ, o atendimento na empresa de aluguel de caminhões foi melhor que na empresa aérea: “eles foram muito bons conosco e cuidaram de nós, e dirigimos por todo o dia. E 9 horas depois estávamos em Kansas City”.

No início da Pandemia a U-Haul viu o mesmo efeito: com muitos voos cancelados, quem tinha que viajar acabou optando por alugar carros, sendo que as locadoras não conseguiram absorver a demanda, sobrando para a empresa dos pesados. Ainda bem que eles tinham essa opção.

O Casal e o caminhão alugado – Russ Melchert / WSVN
Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias