Com voo recordista, companhia aérea deixa mestre cervejeiro havaiano extasiado

Foto: Alaska Airlines

Neste outono, a Alaska Air Cargo entregou, pela primeira vez, lúpulo fresco para cervejarias em Maui e Anchorage, no Havaí e Alasca, respectivamente, dentro de 24 horas após a colheita. Para a empresa esta façanha representou um importante salto logístico.

O lúpulo fresco e não seco, que normalmente é levado direto dos campos para as cervejarias nos EUA, foi embarcado em aeronaves da Alaska, que entregou mais de meia tonelada de lúpulo fresco para Maui Brewing, no Havaí, e 49th State Brewing, no Alasca, no tempo recorde.

“Este é um potencial divisor de águas para a indústria de cervejas artesanais e a colaboração da fazenda para o vidro no seu melhor estilo”, diz Adam Drouhard, diretor administrativo de carga da Alaska Airlines, observando que o estado de Washington produz quase três quartos da safra de lúpulo dos EUA. “Isso coloca um produto agrícola do Noroeste em lugares que normalmente não o recebem”.

Jake Spotts , gerente de assuntos postais da equipe de carga do Alasca , experimentou cervejas em todo o mundo durante seus 20 anos de carreira na Força Aérea, mas diz que não há nada melhor do que o sabor de lúpulo fresco durante a colheita. Embaladas com um sabor floral único, as cervejas frescas de lúpulo geralmente são feitas durante a colheita do final do verão por cervejarias localizadas perto de fazendas em Washington, Oregon e outros lugares no noroeste.

Bale Breakers Brewing Company at Alaska’s North Satellite Lounge in Sea-Tac.

Spotts pensou que, por causa de décadas de experiência no envio de produtos perecíveis, como salmão fresco do Alasca, a empresa poderia encontrar uma maneira de enviar lúpulo fresco para cervejarias fora do Noroeste americano, algo que não havia sido feito por uma companhia aérea americana em escala comercial até agora.

Como a Alaska fez

Os cervejeiros artesanais prosperam uma colaboração e, quando surgiu a oportunidade de enviar um grande volume de lúpulo fresco para fora do estado, a Bale Breaker Brewing Company, com sede em Yakima, nos ajudou a tirar a ideia do papel.

Os cervejeiros da Bale Breaker, Maui Brewing Co. e 49th State trabalharam juntos em receitas de cerveja para destacar o sabor fresco do lúpulo e estabeleceram uma logística coordenada com a equipe Alaska Air Cargo e a Yakima Chief Hops, uma organização de propriedade de produtores que distribui lúpulo por mais de 50 fazendas em todo o Noroeste.

“A escalabilidade do transporte de lúpulo fresco foi realmente o desafio a ser superado, porque você só tem cerca de 24 horas da colheita antes que o lúpulo comece a se degradar”, disse Bryan Pierce , diretor de vendas e marketing da Yakima Chief Hops.

Para manter o lúpulo fresco durante toda a jornada, a colheita foi cronometrada perfeitamente para que o lúpulo recém-colhido pudesse ser ensacado no local em Loftus Ranches, uma das fazendas de lúpulo familiar mais antigas da região.

De lá, eles foram carregados em caminhões refrigerados e levados para os escritórios da Alaska Air Cargo no Aeroporto Internacional de Seattle, bem a tempo de embarcar na aeronave. Mais de 1.200 quilos de lúpulo foram enviados sem escalas para as cervejarias.

Do avião para a fervura

Em Maui e em Anchorage , os cervejeiros estavam prontos para adicionar o lúpulo fresco à “fervura” – a primeira etapa da cerveja – assim que chegassem.

Quando adicionamos o lúpulo fresco, cheirava incrível!” disse Kim Brisson-Lutz , vice-presidente de operações da Maui Brewing Co. “Fazer cerveja é uma arte culinária, e nosso objetivo é fazer com que esses ingredientes realmente brilhem.”

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias