Com voos de aviões Embraer, mais uma aérea americana retoma voos para Cuba

A United retomou as operações entre os Estados Unidos e Cuba após uma suspensão de mais de dois anos e meio. A United é a quarta companhia aérea americana a oferecer serviço sem escalas para a ilha caribenha e a segunda a conectar a capital cubana com a área metropolitana de Nova Iorque.

Em 14 de novembro, o voo UA-3542, que era operado em um Embraer E175 registrado com o número de registro N722YX, decolou de Newark-Liberty às 10:46 hora local e pousou no aeroporto internacional José Martí, em Havana, às 13:47, após três horas e cinco minutos.

No mesmo dia, o voo UA-6306 foi operado pela United Express, a aeronave decolou do Aeroporto Intercontinental George Bush, em Houston, às 11:22 hora local e pousou em Havana às 14:42, após três horas e seis minutos.

A última operação da transportadora em Cuba havia sido em 28 de março de 2020 em um serviço entre Havana e Houston no Boeing 737-800, informa o site Aviacionline.

De acordo com a Reuters, a United pediu ao Departamento de Transportes dos EUA (DOT) um novo prazo para iniciar as operações em Cuba, devido ao problema logístico no Aeroporto Internacional José Martí (HAV) e ao visto de seus tripulantes.

De acordo com dados obtidos pela Aviacionline através da Cirium, a United terá uma oferta de 2.308 assentos semanais entre Cuba e os Estados Unidos em vinte e oito operações. A companhia aérea com sede em Chicago é a terceira maior operadora aérea nestas rotas em termos de assentos por quilômetro oferecidos (ASK).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias