Início Aviação Militar

Comandante da FAB se reúne com o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa

Foto: FAB

O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, recebeu, em seu gabinete, em Brasília (DF), o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa (FAP), General João Guilherme Rosado Cartaxo Alves e comitiva, que estão no Brasil para visitas institucionais. O encontro ocorreu na manhã da quinta-feira (17).

Para o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, receber os militares portugueses foi motivo de satisfação. “Somos Forças Aéreas que atuam de forma integrada e com muita amizade consolidada. Estamos 100% abertos para parcerias, não somente pelo KC-390 Millennium, mas para outras pautas, projetos, aviões e aviações”, disse o Comandante da FAB.

O Comandante da Força Aérea Portuguesa, que participou de um almoço com membros do Alto-Comando da Aeronáutica, também comentou sobre a visita. “Sinto-me em casa ao estar no Brasil e compartilhar conhecimentos e experiências junto com nossos Oficiais. Saibam que os senhores têm, com a Força Aérea Portuguesa, um parceiro disposto a voar e contribuir com os projetos”, ressaltou o Oficial-General.

Estiveram presentes, ainda, o Chefe do Gabinete da FAP, Major General Sérgio Roberto Leite da Costa Pereira; e o Adido Aeronáutico da FAP no Brasil, o Capitão de Mar e Guerra Manuel Francisco Silveirinha Canané.

KC-390 da FAP

Em outubro deste ano, a Força Aérea Portuguesa (FAP) apresentou a primeira aeronave KC-390, comprada por Portugal da empresa brasileira Embraer. Trata-se, inclusive, do primeiro cliente internacional do KC-390, o avião de transporte multifunção desenvolvido para a FAB.

Ao todo, cinco aeronaves foram adquiridas em 2019 e irão substituir os Hércules C-130. O avião de carga e transporte será entregue à FAP em fevereiro de 2023, sendo todos entregues até fevereiro de 2027, no âmbito dos contratos. 

Foto: Sargento Viegas / CECOMSAER

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.