Comandante Dmytro Antonov publica vídeo com operação recente do gigante AN-124

De volta à ativa após quatro meses, o comandante Dmytro Antonov, que apesar do sobrenome não tem relação com o fundador da fabricante estatal ucraniana, Oleg Antonov, voltou a publicar vídeos inéditos de seus voos. No mais recente (disponível abaixo), ele mostra a operação dentro da cabine do Antonov AN-124, num voo pela Europa.

Diferente de ocasiões anteriores, o comandante tem evitado divulgar os aeroportos de onde decola ou pousa, por motivos de segurança, sobretudo após ter feito fortes declarações sobre a gestão da empresa antes e durante a guerra com a Rússia, acusando os executivos de fugirem do país, de corrupção, além de deixarem o maior avião comercial do mundo, o An-225, para ser propositalmente destruído.

Como resultado de suas acusações, a diretoria da fabricante Antonov foi chamada a Kiev para prestar esclarecimentos e muitos perderam o cargo. Segundo o piloto, houve ainda diretores que não se apresentaram e seguem sumidos. Ele, por sua vez, seguiu publicando vídeos enaltecendo a Ucrânia e mostrando os fatos de uma perspectiva única.

Nas últimas semanas, ele retornou aos treinamentos e, em seguida, aos voos, voando em rotas pela Europa. Atualmente, a Antonov Airlines (empresa aérea pertencente à fabricante) possui cinco jatos do modelo An-124 disponíveis fora da Ucrânia, com os quais vem cumprindo contratos com empresas privadas, governos e fazendo voos com cargas de suprimentos para seu país em guerra.

O vídeo abaixo, publicado pelo piloto, mostra como foi essa operação mais recente.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias