Um voo da Southwest Airlines teve uma troca inusitada de pilotos a bordo, após um comandante passar mal após a decolagem.
O caso foi relatado na quarta-feira (22), num voo da Southwest Airlines de Las Vegas, no estado americano de Nevada, para Columbus, em Ohio. Minutos após a decolagem, com a aeronave já sobrevoando o estado de Utah, o comandante passou mal e ficou incapacitado.
Os detalhes médicos do comandante não foram revelados, mas o termo incapacitado na aviação significa que o aviador, seja por qual motivo for, não consegue mais operar a aeronave de maneira segura por razões médicas.
Diante da situação, o copiloto pediu ajuda da tripulação, que retirou o comandante de seu assento e lhe deu assistência. Por coincidência existia outro piloto a bordo, de outra companhia aérea, viajando de carona, e este foi para cabine auxiliar o copiloto da Southwest.
A informação foi divulgada inicialmente pelo piloto da American Airlines, Josh Yoder, parte do grupo U.S. Freedom Flyers, que luta pela liberdade médica na aviação. Logo depois, a Southwest, através de seu porta-voz Chris Perry, confirmou ao View From The Wing que o voo WN-6013 teve um problema com o seu comandante.
Como informado pela companhia e conforme consta no histórico do voo, o Boeing 737-700 retornou para Las Vegas, pousando 1h30 após a sua decolagem. A tripulação foi substituída e o voo seguiu para Columbus em torno de 4 horas depois da primeira saída.
A companhia também confirmou que um piloto de outra empresa aérea auxiliou na situação, mas não informou detalhes e nem para quem trabalha atualmente.